segunda-feira, 22 de junho de 2026

PENSAMENTO QUOTIDIANO - 22.06.2026

 

Aqueles que querem viver em castidade e continência estão certos?
Tudo depende do seu propósito de vida.
A continência pode dar resultados muito bons, mas também pode dar resultados muito maus; pode fazer com que uns fiquem histéricos, neuróticos, doentes, e outros fortes, equilibrados e saudáveis.
Aqueles que dão rédea solta aos seus instintos sexuais estão certos?
Sim!
Se, para si, nada é mais importante na vida e se são incapazes de passar sem esse prazer, estão certos.
Porém, para aqueles que têm aspirações espirituais, é diferente: se não aprenderem a dominar-se, nunca serão capazes de realizar tais aspirações e sentir-se-ão sempre insatisfeitos.
Portanto, nada é bom ou mau em si; torna-se bom ou mau de acordo com o objectivo que cada um estabeleceu para si próprio.*

* Ver cap. IX

MESTRE  OMRAAM  MIKHAËL  AÏVANHOV

sábado, 20 de junho de 2026

PENSAMENTO QUOTIDIANO - 21.06.2026

 

Nas tradições populares de todos os países, há lendas que relatam como, desde a origem, a luz e as trevas travam um combate constante.
E, dependendo do caso, é a luz ou são as trevas que, momentaneamente, obtêm a vitória.
Mas todos os anos, em 21 de Junho, dia do solstício de verão, se celebra o triunfo da luz.*
São as melhores influências, as que nos chegam neste dia em que a luz retomou todo o seu poder sobre a noite, a escuridão e as trevas.
Os poderes celestes, as forças criadoras, dispõem então das maiores possibilidades para se manifestarem e nos ajudarem a resolver as nossas dificuldades.
É, pois, o momento favorável para o discípulo desencadear ataques contra as trevas interiores e obter a vitória.

* Ver cap. XVII

MESTRE  OMRAAM  MIKHAËL  AÏVANHOV

PENSAMENTO QUOTIDIANO - 20.06.2026

 

Cada indivíduo é independente, autónomo, evidentemente, mas também está ligado à colectividade humana e, ainda mais além, a todos os reinos da Natureza, à colectividade cósmica.
Vivemos, pois, simultaneamente, duas vidas: a pessoal e a colectiva.
Para a maioria das pessoas, isso acontece sem se aperceberem, mas é desejável que se torne consciente.
Aquele que é impelido a fundir-se na vida colectiva, universal, não deve perder a consciência de si mesmo, para que possa sempre pensar e agir como um ser responsável.
E aquele que se sente um indivíduo bastante distinto dos outros, embora mantendo o sentimento da sua individualidade, deve tomar consciência de que pertence a um todo, de que é uma célula do organismo social e, mais do que isso, uma célula do organismo cósmico.*

* Ver cap. VI

MESTRE  OMRAAM  MIKHAËL  AÏVANHOV










sexta-feira, 19 de junho de 2026

PENSAMENTO QUOTIDIANO - 19.06.2026

 

Quando as condições exteriores são boas, os seres humanos tendem a ser negligentes, preguiçosos...
É preciso que tenham dificuldades, infortúnios, para "acordarem" e se esforçarem por corrigir a situação.
Mas, quando o conseguem, deixam-se ir atrás da preguiça novamente.
Pois bem, não é essa a atitude correcta.
Quaisquer que sejam as condições exteriores, há que continuar a trabalhar, sabendo que o trabalho deve estar sempre em primeiro lugar.
As boas condições materiais não podem ser motivo para que as pessoas se deixem cair na negligência.
Pelo contrário, precisam de aprender a usar essas condições para concederem mais tempo ao trabalho do pensamento, à construção do seu ser interior.*

* Ver cap. XIV

MESTRE  OMRAAM  MIKHAËL  AÏVANHOV



quinta-feira, 18 de junho de 2026

PENSAMENTO QUOTIDIANO - 18.06.2026

 

Seja em que domínio for, os seres humanos têm tendência para se concentrar quase exclusivamente nas aquisições exteriores que é possível fazer: não veem como é inútil quererem possuir objectos que, sendo exteriores a si, nunca lhes pertencerão verdadeiramente.
Enquanto têm dinheiro, aparelhos, armas, acham que está tudo bem, sentem-se fortes.
Mas no dia em que são privados de tudo isso, ficam completamente perdidos.
O discípulo da Ciência Iniciática compreendeu esta realidade.
Então, trabalha para ser forte interiormente, rico interiormente, para que as suas armas e as suas riquezas lhe pertençam para sempre.
Os Iniciados não são contra as novas descobertas tecnológicas; também tiram partido dessas descobertas e ficam muito felizes com elas.
Mas não caem na armadilha.
Trabalham noutro domínio, que é o seu e do qual podem dispor a qualquer momento.
É esta a verdadeira independência.*

* Ver cap. IV

MESTRE  OMRAAM  MIKHAËL  AÏVANHOV


quarta-feira, 17 de junho de 2026

PENSAMENTO QUOTIDIANO - 17.06.2026

 

É no acto de criar que o ser humano vive as maiores alegrias, porque nesses momentos aproxima-se da essência do próprio Deus.
Deus cria, e o ser humano, que é à sua imagem, também é um criador.
É claro que não há qualquer comparação entre as criações do homem e as de Deus, mas não importa; no princípio em si, não há diferença: o homem é criador como Deus.
E como a maior das felicidades é criar, são os artistas, pois, quem tem a possibilidade de saborear as maiores felicidades.
Questionareis: «E os místicos? E os cientistas?»
Na medida em que os cientistas e os místicos são criadores, podem, é claro, ser tão felizes quanto os artistas.
Objectareis que conhecestes muitos artistas infelizes.
Sim, mas é preciso compreender: quando se fala da felicidade do artista, isso significa que, no momento em que cria, no próprio acto de criação, ele é verdadeiramente feliz - e por artista também podemos subentender qualquer ser humano quando está a criar.


MESTRE  OMRAAM  MIKHAËL  AÏVANHOV


terça-feira, 16 de junho de 2026

PENSAMENTO QUOTIDIANO - 16.06.2026

 

Jesus disse: «A vida eterna consiste em conhecer-Te, a Ti, o único Deus verdadeiro, e ao Cristo que Tu enviaste.»
Para se conhecer o Senhor, é preciso fundir-se com Ele.
Mas a fusão não pode ocorrer entre objectos de materiais ou densidades diferentes.
Se, por exemplo, espalhardes um pouco de mercúrio de modo a que se formem algumas gotículas finas, e depois as juntardes novamente, elas voltarão a formar uma gota única.
Por certo já todos fizestes esta experiência.
Mas imaginai que deixais cair poeiras sobre essas gotículas: elas permanecerão separadas, seja o que for que façais a seguir.
Em nós, acontece a mesma coisa.
O Senhor é de um tal esplendor, de uma tal pureza, de uma tal imensidão...
Como poderemos fundir-nos com Ele, se formos impuros, cheios de vícios, perversos?
Por isso devemos pensar sempre em purificar-nos, para removermos todas as camadas de sujidade que impedem a fusão.
E purificar-se é fazer sacríficos, renunciar, aprender a controlar-se, a dominar-se...
Então, sim, podemos entrar em comunicação com as vibrações divinas: conseguimos captá-las, graças a essa vida pura e intensa.*

* Ver cap. XIII

MESTRE  OMRAAM  MIKHAËL  AÏVANHOV