quinta-feira, 31 de julho de 2025

PENSAMENTO QUOTIDIANO - 31.07.2025

 
Como a mulher está mais próxima da matéria, é mais realista, mais concreta, tem mais bom senso.
Por seu lado, o homem, que está mais à vontade, em termos de pensamento e de abstracção, tende a perder-se em teorias que acabam por ter pouco a ver com as realidades do quotidiano.
O comportamento da mulher, a sua atitude, está relacionada com a sua aptidão para a maternidade e, mesmo que não tenha filhos, mostra qualidades maternais: a dedicação, a compaixão, a preocupação com os seres mais fracos do que ela e com os seres vivos em geral.
Pensai no seguinte: de quanto tempo precisa um homem para participar na geração de uma criança?
Alguns instantes, e depois pode já não se importar com isso, esquecer que teve um filho, ou mesmo nunca saber!
Mas uma mulher, como poderá ignorar ou esquecer que traz, ou trouxe, um filho no ventre?
E, depois de ele nascer, como poderá não cuidar daquele ser tão fraco e tão delicado?
Entretanto, muitas vezes, o homem já está bem longe...
Quer queiramos, quer não, os papéis do homem e da mulher neste acto fundamental para a perpetuação da vida, influenciam o seu temperamento e a sua maneira de considerar as coisas.*


* Ver cap. IV
          A Balança cósmica - O número 2
         Colecção Izvor

MESTRE  OMRAAM  MIKHAËL  AÏVANHOV

quarta-feira, 30 de julho de 2025

PENSAMENTO QUOTIDIANO - 30.07.2025

 

É da Natureza que tiramos tudo aquilo de que necessitamos para a nossa existência.
Mesmo que sejamos nós a fabricar os objectos e os produtos, temos de utilizar, de uma forma ou de outra, materiais que se encontram na Natureza.
Mas a Natureza não está aí para satisfazer os apetites e os caprichos dos seres humanos.
Se eles continuarem a explorá-la sem limites, a poluí-la, a destruí-la, destruir-se-ão a si próprios em primeiro lugar e, uma vez livre dos humanos, a Natureza voltará a dominar.
Ela tem recursos, não se deixa vencer facilmente.
Se o homem não fizer o que deve para viver e trabalhar em harmonia com ela, a Natureza defender-se-á e até poderá acabar por eliminá-lo.


MESTRE  OMRAAM  MIKHAËL  AÏVANHOV

terça-feira, 29 de julho de 2025

PENSAMENTO QUOTIDIANO - 29.07.2025

 Observai-vos e constatareis que estais sempre prontos a seguir os conselhos da vossa natureza inferior.
Quando ela vos diz: «Olha para aquele!
Ele enganou-te, prejudicou-te. Deves dar-lhe uma boa lição!», apressais-vos a obedecer-lhe, pensando que tendes o direito e a justiça do vosso lado.
Mas não, e doravante deveis ser capazes de analisar de onde vem cada impulso.
Vereis que, na maioria das vezes, é o vosso eu inferior que vos aconselha.
E ficai a saber que, nessas circunstâncias, os resultados são sempre maus.
São necessários anos para se ter este discernimento, não é nada fácil; é mesmo muito subtil, porque a natureza inferior é capaz de assumir tantas vozes e tantas aparências enganosas!
Um verdadeiro Iniciado é precisamente um ser que se exercitou durante toda a sua vida para discernir se os impulsos lhe vêm do seu eu inferior ou do seu Eu superior.
Perguntareis: «Só isso?».
Sim, mas tudo depende deste discernimento!
Enquanto não trabalhardes para o ter, sereis fracos, frágeis e infelizes.



segunda-feira, 28 de julho de 2025

PENSAMENTO QUOTIDIANO - 28.07.2025

 
Todos os problemas podem ser resolvidos, mas apenas se se conhecer bem o ser humano, a sua estrutura, as forças que nele existem e as relações que tem com o Universo, tal como a ciência esotérica as estudou desde há milhares de anos.
Muitos cientistas consideram o homem como uma máquina, alguns até continuam a compará-lo a um sistema mecânico, sem terem a menor ideia de que nele existem forças, entidades e inteligências ainda desconhecidas, que são capazes, em certas condições, de produzir no organismo elementos que ali não existiam.
Eles ignoram que, além do corpo físico, o homem tem outros corpos, de natureza subtil: os corpos etérico, astral, mental, causal, búdico e átmico.
Nem sabem muito bem o que são o intelecto, o coração e a vontade... quanto mais a alma e o espírito!
E imaginam que assim conseguirão curar as pessoas!
É impossível!
É impossível porque eles não abordam a questão como deve ser, não querem compreender o que é, realmente, o ser humano.*


* Ver cap. IV
          Harmonia e saúde
          Colecção Izvor

MESTRE  OMRAAM  MIKHAËL  AÏVANHOV

          




sábado, 26 de julho de 2025

PENSAMENTO QUOTIDIANO - 27.07.2025

 
As abelhas extraem néctar de flores, com o qual, depois, fazem um alimento delicioso, o mel.
Simbolicamente, é este o trabalho do Iniciado, ou do discípulo já avançado.
Assim como a abelha extrai o néctar das flores sem nunca as danificar, o Iniciado aproxima-se dos seres humanos apenas para recolher as suas quintessências mais espirituais e, graças aos seus conhecimentos de alquimia, prepara no seu coração, na sua alma, um alimento com um sabor e um perfume deliciosos, com o qual os Anjos vêm deleitar-se.
É isto uma abelha, ou seja, um Iniciado: em cada alma humana, mesmo nas dos seres caídos, ele consegue encontrar sempre uma quintessência divina, e é com todas essas quintessências que produz um mel que alimenta as entidades celestes.


MESTRE  OMRAAM  MIKHAËL  AÏVANHOV


PENSAMENTO QUOTIDIANO - 26.07.2025

 Cada elemento, cada objecto, cada situação, cada criatura, é uma fonte de energias, mas, para que essas energias se manifestem, é preciso pô-las num estado de desequilíbrio, ou seja, numa encosta.
Se colocardes água numa superfície plana, ela espalhar-se-á como um lençol, ficará imóvel e tranquila, mas, se a puserdes numa encosta íngreme, arrastará tudo à sua passagem.
O mesmo se aplica ao homem.
Há nele uma encosta na qual as forças descem constantemente em cascata, e é preciso canalizá-las, para que produzam um bom trabalho.
Mas a inclinação tem de ser constantemente reequilibrada, pois um excesso num sentido pode provocar um excesso no sentido inverso.
É o que vemos, por exemplo, com pessoas nas quais se alternam estados de grande de grande excitação e estados de abatimento.
A nossa vida psíquica está assente num certo desequilíbrio, e esse desequilíbrio, quando é controlado, traz riqueza, criação.
Os génios, por exemplo, não são seres equilibrados no sentido comum do termo (este equilíbrio comum, frequentemente, só gera mediocridade).
Pelo contrário, os génios, muitas vezes, são seres que, sentindo-se ameaçados por forças obscuras, tentam dominá-las por intermédio do trabalho, da criação, e é assim que conseguem realizar obras grandiosas.



sexta-feira, 25 de julho de 2025

PENSAMENTO QUOTIDIANO - 25.07.2025

 

Somos criaturas, e todas as criaturas, para viverem, precisam de receber elementos da Criação - a comida, a água, o ar, o Sol, etc. - e de fazer uso de todas as riquezas que a matéria pode proporcionar-lhes.
Só o Criador escapa a esta lei: não precisa de nada exterior a Si mesmo.
Sim, mas como Ele deixou algo de Si em cada criatura - uma centelha, um espírito, que é da mesma natureza que Ele -, graças ao espírito, cada ser humano, por sua vez, pode tornar-se criador.
Em vez de estarmos sempre à espera de que tudo nos venha do exterior, podemos agir interiormente, pelo nosso pensamento, pela nossa vontade, e captar o maior número possível dos elementos de que necessitamos para nos nutrirmos, física e psiquicamente.
É esta a razão por que o ensinamento dos Iniciados sempre foi o ensinamento do espírito criador, e aqueles que aceitam este ensinamento serão sempre fortes, livres, não ficarão à mercê das circunstâncias.*


* Ver Parte I
         A Oração
         Brochura nº. 305

MESTRE  OMRAAM  MIKHAËL  AÏVANHOV



quinta-feira, 24 de julho de 2025

PENSAMENTO QUOTIDIANO - 24.07.2025

 
 
Se não passais de uma pequena chama, o mínimo sopro apagar-vos-á.
Mas, se fordes um fogo intenso, quanto mais forte soprar o vento, mais o fogo em vós aumentará.
Sim, enquanto fordes pequenos, fracos, débeis, enquanto não vos tiverdes tornado firmes, a menor provação poderá deitar-vos por terra.
Mas se fordes sólidos, resistentes, todas as dificuldades só irão reforçar o vosso dinamismo, a vossa vontade, o vosso amor.
Já se viu isto tantas vezes!
À menor contradição ou oposição, os fracos desanimam, desistem, capitulam.
Os fortes, pelo contrário, são exaltados, ficam ainda mais determinados a continuar e a enfrentar os obstáculos.
Então, não me pergunteis o que sois, podeis descobri-lo por vós mesmos: se as menores dificuldades da vida vos fazem parar, ainda não passais de uma pequena vela.*


* Ver cap. V
          Conhece-te a ti mesmo - Jnani yoga I
          Obras Completas

MESTRE  OMRAAM  MIKHAËL  AÏVANHOV

          

quarta-feira, 23 de julho de 2025

PENSAMENTO QUOTIDIANO - 23.07.2025

 Quem concentra a sua atenção no mundo visível, material, limita-se, empobrece-se, e também se materializa.
Ao invés, quem se concentra no mundo interior, no mundo espiritual, sente que tudo o que de puro e luminoso está a viver, o liga a outras existências, a outras correntes, até ao infinito.
O mundo espiritual é a riqueza, é a imensidão e, se trabalhardes com ele, ligar-vos-eis as todas as forças criativas, a todas as entidades luminosas que circulam pelas estrelas, pelas constelações, por todos os mundos que povoam o Universo, e saboreais a vida divina.



terça-feira, 22 de julho de 2025

PENSAMENTO QUOTIDIANO - 22.07.2025

 Certos ensinamentos espiritualistas aconselham os seus seguidores a fazerem o vazio nas suas mentes, argumentando que, nesse estado de receptividade, de passividade, eles receberão a presença divina.
É um método perigoso, que não preconizamos.
Quando se é passivo, não é nada garantido que se receba a Divindade, o mais provável é que se atraia entidades negativas do mundo invisível que, vendo ali uma criatura tão fraca e desprotegida, se regozijam por encontrar nela uma morada onde se instalar.
Aqueles que se entregam ao vazio sem terem accionado o princípio activo, para fazerem um trabalho de limpeza e purificação, ficam à mercê das piores entidades.
As pessoas praticam o vazio mental imaginando que o Espírito Santo virá...
Alguém virá, sim, mas não o Espírito Santo; virão os diabos.
O Espírito Santo não vem a um pântano, mas sim a uma morada que foi purificada e iluminada para Ele.



segunda-feira, 21 de julho de 2025

PENSAMENTO QUOTIDIANO - 21.07.2025

 Era uma vez uma velhota que punha dinheiro de parte, pensando que poderia ser assaltada pelos ladrões.
Evidentemente, acabou por vir um ladrão, e a mulher disse-lhe: «Ah, lá vens tu! Aqui tens!
Estava á tua espera. Preparei algo para ti...».
O homem ficou estupefacto, mas foi-se embora muito contente.
Aquela mulher não sabia que, agindo como agiu, tinha sido ela a atrair o ladrão.
Haverá, sem dúvida, poucas pessoas como esta mulher, mas muitas colocam dinheiro de parte, prevendo que virão dias maus.
Pois bem, ao fazerem isso, atraem os maus dias.
É um processo mágico!
Sim, é magia negra inconsciente.
Nunca deveis economizar para os dias maus, porque os atraís.
Economizai para os dias bons, para que possais dizer, quando surgir a princesa: «Tenho dinheiro para casar com ela.»
Evidentemente, a princesa é simbólica, representa todos os acontecimentos felizes que ocorrem na vida.



domingo, 20 de julho de 2025

PENSAMENTO QUOTIDIANO - 20.07.2025

 Quando não se tem o hábito de observar e aprofundar os mínimos detalhes da vida quotidiana, não se vê aquilo que o comportamento das pessoas pode revelar.
Quando alguém faz um gesto ou tem uma atitude surpreendente, ou mesmo inquietante, pensa-se que deve ter sido por acaso ou sob o efeito de uma influência repentina.
Não, na realidade essa pessoa começou a infringir as leis há muito tempo, e agora aí estão os resultados.
Um gesto nunca acontece isoladamente, é o culminar de uma grande história, que mostra como essa pessoa se desenvolveu, como viveu, sentiu e agiu.*
Para quem sabe situá-lo, ligá-lo a um conjunto, um gesto é o reflexo de todo um mundo, a consequência de toda uma cadeia de pensamentos, sentimentos e acções que o precederam.
Enquanto teimarem em não ver a conexão entre as coisas, os seres humanos nunca poderão ser bons psicólogos.


* Ver cap. VIII
          Criação artística e criação espiritual
          Colecção Izvor



sábado, 19 de julho de 2025

PENSAMENTO QUOTIDIANO - 19.07.2025


 O Sol não é apenas o globo de fogo que vemos no céu, é uma entidade viva na qual habitam milhares de seres de luz, seres perfeitos, de uma evolução muito superior à dos humanos.*
Se pensais que o que acabei de dizer-vos são invenções, pergunto-vos: não há habitantes em vós?
Existem milhões e milhões de seres no vosso cérebro, no vosso coração, nos vossos pulmões, no vosso estômago!...
O seu número é incalculável.
Cada célula é um habitante, um ser vivo.
Trazei-los em vós e, graças a eles, tendes um pomar cheio de frutos, um pomar de pensamentos e de sentimentos.
O mesmo acontece com o Sol, pois tudo o que existe no Universo é construído segundo o mesmo padrão.


* Ver cap. V
          Os esplendores de Tiphéreth - O Sol na prática espiritual
          Obras Completas


MESTRE  OMRAAM  MIKHAËL  AÏVANHOV


quinta-feira, 17 de julho de 2025

PENSAMENTO QUOTIDIANO - 18.07.2025

 Do ponto de vista iniciático, os sucessos nem sempre são desejáveis.
É evidente que, se um ser for fraco e débil, é melhor que não encontre obstáculos muito grandes no seu caminho, porque, se cair, não conseguirá reerguer-se.
Mas, se for forte, os fracassos fortalecê-lo-ão ainda mais; as adversidades e os inimigos dar-lhe-ão energias como se fossem um alimento, e um dia tornar-se-á invencível.
Infelizmente, não há muitas pessoas que prossigam corajosamente o seu caminho apesar dos obstáculos e das adversidades, a maioria depressa desanima e fica destroçada.
Para se retirar forças das adversidades, é preciso ser muito evoluído.
Por vezes, até é o Céu que envia provações a certas pessoas, porque conhece a sua natureza e sabe que, para chegarem ao cume, necessitam das maiores dificuldades.
Mas tem cuidado com outras, poupa-as, senão elas depressa se irão abaixo.
O Céu age, pois, de forma diferente com cada pessoa.
Por isso é tão difícil alguém pronunciar-se sobre o destino dos seres humanos: muitas vezes, os seus infortúnios parecem ser um castigo infligido pelo Céu, mas são, pelo contrário, condições favoráveis, que lhes são enviadas para os obrigar a subirem até ao cume.



PENSAMENTO QUOTIDIANO - 17.07.2025

 Os espíritos da Natureza gostam de que lhes deem trabalho, mas nunca se preocupam com o propósito que lhe está inerente - bom ou mau, benéfico ou maléfico.
Seja quem for que lhes dê uma tarefa, eles executam-na, são inteiramente submissos a essa vontade superior que conseguiu dominá-los.
É por isso que tantos mágicos e feiticeiros os utilizam nas suas acções abomináveis.
Os espíritos da Natureza obedecem, porque são feitos assim, não têm consciência moral, tanto fazem o bem, como fazem o mal.
Sabendo isto, cabe aos seres humanos estarem vigilantes e aprenderem a recorrer a esses espíritos tendo em vista, exclusivamente, um trabalho divino.
Dirigi-vos a essa multidão de espíritos que, com a sua actividade, contribuem para a vida da Natureza, e pedi-lhes que venham ajudar todos aqueles que trabalham para o amor, para a luz e para a paz - para a realização do Reino de Deus na terra.



terça-feira, 15 de julho de 2025

PENSAMENTO QUOTIDIANO - 16.07.2025

 Não basta querer corrigir os seus próprios defeitos, é preciso saber fazê-lo.
Se estais sempre a lutar contra más inclinações das quais não conseguis livrar-vos, acabareis por desanimar e ficareis infelizes.
Então, em vez de vos focardes em fraquezas, em lacunas, que resultam de maus hábitos que vêm do passado, é preferível focardes-vos no que deveis fazer em relação ao futuro, e dizer: «Agora vou reparar tudo, reconstruir tudo».
E, dia após dia, com uma fé inabalável, uma convicção absoluta, trabalhai nesse sentido, isto é, recorrei a todos os elementos que Deus vos deu - a imaginação, o pensamento, o sentimento... - e concentrai-vos para projectardes em vós as mais belas imagens: imaginai-vos envolvidos em música, na luz, imaginai-vos no Sol, com formas perfeitas, com qualidades, dons e virtudes; a bondade, a generosidade, a possibilidade de auxiliar os outros, de os ajudar, de os esclarecer.
Como tudo se regista, habituai-vos a registar o que de melhor existe.
Se empreenderdes este trabalho, encontrareis nele uma fonte inesgotável de inspiração, pois construireis em vós um templo para a Divindade.



segunda-feira, 14 de julho de 2025

PENSAMENTO QUOTIDIANO - 15.07.2025

 

Quando, à noite, o céu estiver limpo, parai um momento para contemplar as estrelas.
Imaginai que deixais a Terra, as suas lutas, as suas tragédias, e vos tornais um cidadão do Céu.
Meditai na beleza das constelações e na grandeza dos seres que nelas habitam...
À medida que vos elevais no espaço, sentir-vos-eis aliviados, libertos, mas acima de tudo, descobrireis a paz, uma paz que se introduzirá gradualmente em todas as células do vosso ser.
Ao meditardes na Sabedoria que criou o Universo e as criaturas que o povoam, sentireis que saem da vossa alma antenas muito subtis, que lhe permitem comunicar com as regiões mais distantes.
São momentos sublimes, que nunca podereis esquecer.*


* Ver cap. XIII
          A via do silêncio
         Colecção Izvor

MESTRE  OMRAAM  MIKHAËL  AÏVANHOV

PENSAMENTO QUOTIDIANO - 14.07.2025

 A serpente move-se descrevendo uma sinusoide.
Ora, a sinusoide é o movimento da luz.
É por isso que os Iniciados usam a imagem da serpente quando querem explicar o que é o agente mágico, o intermediário universal pelo qual as ondas se propagam através do espaço, e a que chamam "luz astral".
Esse agente é neutro, a sua função é apenas de transmissão, e transmite quer o mal, quer o bem.
A serpente astral tem, pois, uma natureza dupla, luminosa e tenebrosa, e foi para exprimir esta dupla natureza que os Iniciados colocaram duas serpentes em volta do caduceu.
Elas representam as duas correntes, positiva e negativa da luz astral.
A primeira é luminosa e quente, a segunda é obscura e fria; uma é branca, a outra é negra.
A serpente tem dois aspectos, mas é uma só.
Devemos vencer os seus aspectos maus e, quando os tivermos vencido, ela pôr-se-á ao nosso serviço e dar-nos-á as suas energias.
Sim, mas primeiro temos de a dominar.



domingo, 13 de julho de 2025

PENSAMENTO QUOTIDIANO - 13.07.2025

 Uma das maiores causas de desgosto para os homens e as mulheres, é partirem sem deixarem filhos.
No passado, uma família que não tinha filhos era muito desconsiderada pelos outros.
Basta lermos o Antigo Testamento.
A maior alegria de um pai e de uma mãe, mesmo no momento da morte, é pensarem que deixam ficar filhos nobres e inteligentes.
Sentem-se orgulhosos e, no além, pensam: «Deixámos sucessores!».
Também para uma árvore, a maior tristeza é não dar frutos.
Todas as árvores não frutíferas estão num nível de evolução inferior e, se quiserdes agradar a uma árvore, dizei-lhe: «Querida árvore, desejo-te de todo o coração que te tornes uma árvore de fruto.»
Ao ouvir isto, ela estremecerá de alegria, porque o seu ideal é tornar-se uma árvore frutífera.
Por maioria de razão, assim é também no que respeita a um Mestre espiritual.
A maior alegria de um Mestre é ter discípulos bons e inteligentes, com os quais possa apresentar-se diante dos chefes da Grande Fraternidade Branca do Alto e dizer: «Eis os meus filhos e as minhas filhas!».



sábado, 12 de julho de 2025

PENSAMENTO QUOTIDIANO - 12.07.2025

 Numa bela noite de verão, uns camponeses dançavam na praça da aldeia, batendo alegremente no chão com as solas das suas botas.
Estava lá um jovem muito pobre, que não podia dançar, porque não tinha botas!
Mas era tanta a sua vontade de se juntar aos dançarinos, que pediu a um amigo que lhe emprestasse as suas.
Feliz por poder, finalmente, entrar na roda, começou a bater vigorosamente com o pé.
Vendo isso, o amigo gritou-lhe: « Eh, não batas com tanta força! Vais estragar as minhas botas!».
O dançarino ficou envergonhado por todos terem ficado a saber que ele se vira na necessidade de pedir que lhe emprestassem umas botas.
Outro amigo, vendo a sua perturbação, sussurrou-lhe: «Tira essas botas. Eu empresto-te um par com o qual poderás dançar à vontade.»
O jovem trocou de botas e voltou para a dança.
Mal começara a pular, o outro gritou-lhe: «Vá, bate à vontade! Se estragares essas, eu empresto-te outro par.»
O pobre rapaz corou de vergonha, pois pela segunda vez, todos ficaram a saber que ele não tinha botas.
A natureza inferior manifesta-se no  homem como os dois amigos deste rapaz, alardeando bem alto os serviços que presta.
As boas acções devem ser realizadas secretamente.
Jesus disse: «Que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita», isto é, a tua natureza inferior não deve saber o que faz a tua natureza superior, senão envaidecer-se-á e estragará tudo.



sexta-feira, 11 de julho de 2025

PENSAMENTO QUOTIDIANO - 11.07.2025

 Tende sempre presente que, em tudo o que fazeis, há uma força que vos impele e outra que vos observa e faz cálculos.
Quando praticais o bem, é porque sois impelidos pelo bem, mas o mal está a observar-vos, esperando o momento de também se manifestar.
Deveis saber que, sobretudo se quiserdes ir além do que é necessário, o mal comerá o excedente e, em certos casos, até consumirá tudo!
É por isso que, também no bem, não se deve exceder a medida certa, senão desencadeia-se forças contrárias.
Porque é que, por vezes, se diz que "o óptimo é inimigo do bom"?
Porque, ao querer levar o bem mais longe do que aquilo que era útil, provoca-se o mal.
Mas deveis animar-vos, porque, quando praticais o mal, o bem também vos vigia e procura a maneira de vos salvar.
Se fordes honestos, sinceros, mesmo os erros que cometeis acabarão por contar, um dia, como experiências que contribuíram para o vosso enriquecimento espiritual.*


* Ver cap. VII
    A Balança cósmica - o número 2
   Colecção Izvor



quinta-feira, 10 de julho de 2025

PENSAMENTO QUOTIDIANO - 10.07.2025

 O trabalho espiritual é um trabalho sobre a nossa própria matéria.*
Quando decidimos realizar este trabalho, separamo-nos inconscientemente de nós próprios e, à medida que o prosseguimos, a separação torna-se mais consciente.
Vemos cada vez mais a diferença entre a parte que faz o trabalho, o espírito, e aquela que é objecto desse trabalho, a matéria.
Acabamos mesmo por aperceber-nos de que os pensamentos e os sentimentos graças aos quais realizamos o trabalho, não passam de instrumentos ao nosso serviço, compreendemos que o nosso verdadeiro eu está para além dos pensamentos, dos sentimentos e das acções.
Mas distanciar-se de si mesmo não significa que se deve partir definitivamente.
Não abandonamos o eu do qual nos afastamos; pelo contrário, temo-lo sempre bem em vista e, depois de nos termos elevado até ao Céu pelo pensamento, descemos novamente para melhor o orientarmos e refinarmos a sua matéria.
Afastamo-nos novamente, voltamos a aproximar-nos e, de cada vez que o fazemos, trazemos-lhe mais força e mais luz.


* Ver cap. XI
   Do homem a Deus - Séfiras e hierarquias angélicas
   Colecção Izvor




quarta-feira, 9 de julho de 2025

PENSAMENTO QUOTIDIANO - 09.07.2025

 Muitas pessoas recusam-se a admitir que podem resolver os seus problemas graças aos métodos muito simples dados pelos sábios, acham que são demasiado simples.
 Querem obter fórmulas cabalísticas, truques de prestidigitação.
Se, para os libertar dos seus tormentos, um sábio, um Iniciado, lhes diz: «Feche os olhos... acalme-se... respire... envie o seu amor a toda a humanidade, a toda a Natureza, harmonize-se com o Universo...», não lhe dão ouvidos.
Em vez de porem esses métodos em prática, para verificarem a sua veracidade, procurarão pretensos magos, para que lhes prepararem talismãs ou lhes revelem alguns segredos herdados dos tibetanos ou dos astecas.
Mas esses talismãs e esses segredos não têm qualquer eficácia!
Para se obter resultados e adquirir grandes riquezas espirituais, é preciso ter uma profunda consideração por métodos e regras que parecem insignificantes, mas que são eficazes, porque se baseiam num grande conhecimento relativo ao ser humano.



terça-feira, 8 de julho de 2025

PENSAMENTO QUOTIDIANO - 08.07.2025

 Alguns jovens, sedentos de aventuras, querem partir para países distantes e aí viver entre os povos indígenas, porque dizem que se sentem limitados, cerceados, pela sociedade ocidental, a sociedade "de consumo".
Mas qual é o seu verdadeiro objectivo?
Terão, realmente, o desejo de tratar as pessoas, de as ajudar a comer melhor, de as instruir?
Ou partem apenas à aventura?
No primeiro caso, uma tal experiência pode ser muito interessante, útil e salutar, para eles e para os outros.
No segundo caso, como o seu objectivo não é desinteressado, não farão bem aos outros e eles próprios nada ganharão; pelo contrário, regressarão mais pobres e desiludidos.
Na realidade, muito poucas pessoas são capazes de compreender profundamente povos com uma mentalidade muito diferente da sua e, desse modo, prestar-lhes um auxílio eficaz.
Qualquer uma pode ser útil onde quer que esteja e, para tal, não precisa de ir para o outro lado do mundo.



domingo, 6 de julho de 2025

PENSAMENTO QUOTIDIANO - 07.07.2025

 A aventura humana é, toda ela, a busca por uma metade perdida.
Os homens procuram as mulheres e as mulheres procuram os homens...
Nem sequer sabem porquê, mas procuram-se, é instintivo, há uma voz que lhes diz que será assim que recuperarão a sua integridade primordial.
De vez em quando, durante alguns minutos, alguns segundos, vivem algo que lhes traz uma felicidade indescritível, uma dilatação misteriosa, mas que não dura e, inevitavelmente, lá vêm as decepções e os desgostos.
Mas, como nunca perdem a esperança, continuam a procurar...
E porquê?
Porque não conseguem os seres humanos realizar as suas aspirações mais profundas?
Porque não é no plano físico que esta união deve começar por acontecer.
O plano físico deve ser apenas o culminar de um trabalho que foi feito anteriormente, nos planos psíquico e espiritual.
Caso contrário, só se vive, na melhor das hipóteses, prazeres e gozos efémeros.
Se alguns seres, muito raros, conseguiram realizar essa unidade de modo duradouro, fundindo-se no plano físico, é porque tinham feito, previamente, um grande trabalho interior.
Os dois princípios devem ser unidos por cada ser humano, em primeiro lugar, em si mesmo.
É a filosofia do andrógino, a mais elevada que existe.



sábado, 5 de julho de 2025

PENSAMENTO QUOTIDIANO - 06.07.2025

 A clarividência dos médiuns está sempre limitada, mais ou menos, ao plano astral.
Quando se pede a um médium que atinja regiões muito distantes, para responder a perguntas de natureza espiritual ou cósmica, na maioria dos casos ele é incapaz de o fazer.
Ora, esta clarividência, que não pode ser usada para a elevação do ser humano, não tem qualquer interesse para os Iniciados.
Por isso, estes não se focam nela, e até fecham os olhos quando atravessam as regiões do plano astral.
Um verdadeiro Iniciado não procura desenvolver faculdades mediúnicas, trabalha unicamente para se purificar, para desenvolver a sabedoria, o amor, o autocontrolo, a fim de chegar ao cume.
Quando lá chega, a matéria do seu ser está tão depurada, que se impregna da própria quintessência da Alma Universal.
Esta quintessência, na qual tudo está gravado, dá-lhe a possibilidade de ver e sentir o que ele deseja saber.
Assim, pelo seu trabalho, o Iniciado obtém, não só o poder, mas também a clarividência.



PENSAMENTO QUOTIDIANO - 05.07.2025

 Observai um ser ainda muito jovem: à menor ocasião, há nele reviravoltas, revoluções, ímpetos de toda a espécie.
Por isso, o seu Eu divino ainda não pode expressar-se.
Mas, passados alguns anos, pouco a pouco, ganha juízo, a calma e o silêncio instalam-se em si, e todas as suas qualidades começam a aparecer.
Antes, não podiam manifestar-se, as condições não o permitiam.
Observai o que se passa na Natureza, com a vegetação: por vezes, algumas plantas crescem prematuramente, antes de terminar o inverno, e se, por infelicidade, vem uma tempestade ou uma geada muito forte, elas são desenraizadas ou morrem por causa do frio.
Uma planta não pode desenvolver-se verdadeiramente enquanto as condições não lhe são favoráveis.
Pois bem, o mesmo se passa com os seres humanos: enquanto estiverem expostos a tempestades ou a temperaturas extremas, não conseguirão ouvir a voz interior da sabedoria, a voz do seu Eu superior.
É preciso que as paixões amainem, para que as suas qualidades tenham condições para se manifestar*


*Ver cap. VIII
         Natureza humana e Natureza divina
         Colecção Izvor



sexta-feira, 4 de julho de 2025

PENSAMENTO QUOTIDIANO - 04.07.2025

 Ouve-se constantemente apregoar a "verdade científica".
Mas, mais importante do que a verdade científica, é a verdade da vida.
E a verdade da vida consiste em aprender a situar todas as existências no edifício cósmico, para ver como vibram em harmonia e participam da vida do Todo.
Não basta, pois, observar e estudar com precisão todos os elementos da Natureza, é preciso ir mais longe e ver as ligações que existem entre esses elementos, para se compreender como circula entre eles esse algo que, separadamente, não possuem: a vida.
O verdadeiro saber encontra-se na vida.
Separados, os elementos deixam de ter vida.
Saber que um mineral ou um vegetal tem uma certa propriedade, um determinado cheiro, um dado sabor, uma certa cor, não é o essencial, pois, enquanto os considerardes isoladamente, estareis a separá-los da vida.
Mas, se os ligardes a todos os outros elementos da terra e do Céu, a vida aparecerá, e então possuireis o verdadeiro saber.





quinta-feira, 3 de julho de 2025

PENSAMENTO QUOTIDIANO - 03.07.2025

 Os seres humanos apreciam e procuram tanto o ouro porque, inconscientemente, conhecem um segredo.
Esse segredo é que o ouro é uma condensação, uma materialização da luz solar, e que esta luz contém a vida, a força, tudo.
Mais importante do que procurar ouro, é procurar a luz, porque a luz representa, digamos, a cabeça, enquanto o ouro representa a cauda.
A luz é a alma, e o ouro é o corpo.
Se contactardes com o corpo sem contactardes com a alma, na realidade não contactareis com nada.
Se possuirdes o corpo sem possuirdes a alma, tereis somente um cadáver.
Deveis ainda compreender que é perigoso querer possuir o ouro antes de possuir a luz.
Sabeis o que acontece a alguém que agarra uma serpente pela cauda: ela morde-lhe.
Há que agarrá-la pela cabeça, e então não só se estará em segurança, como a cauda seguirá a cabeça.



quarta-feira, 2 de julho de 2025

PENSAMENTO QUOTIDIANO - 02.07.2025

 A natureza inferior e a natureza superior do homem estão tão inextricavelmente ligadas, que é impossível dizer onde termina uma e começa a outra.
A Divindade habita em todos os seres humanos, mesmo nos menos evoluídos; a diferença está na consciência.
Deus habita de igual modo, e com a mesma plenitude, no homem mais vulgar e num Mestre espiritual, mas o homem vulgar, que não consegue sentir que a Divindade está em si, impede-A de se manifestar.
Assim, há seres e lugares onde a presença divina não se manifesta, porque estes não a recebem, não a aceitam.
Deus existe em nós e quer manifestar-Se em toda a sua beleza, em todo o seu poder, em toda a sua luz e em todo o seu amor.
Portanto, nós é que temos de tomar consciência desta presença e trabalhar para que ela viva em nós em todo o seu esplendor.



terça-feira, 1 de julho de 2025

PENSAMENTO QUOTIDIANO - 01.07.2025

 Não há nada que, com o tempo, não acabe por ficar com alguma poeira ou alguma sujidade.
Uma casa, por mais bela que seja, acaba por ser invadida pelo pó e pelas teias de aranha, se não for limpa regularmente.
O mesmo acontece com o nosso corpo, que deve ser limpo, purificado, para que as poeiras e as teias de aranha de toda a espécie, não se oponham ao trabalho das entidades superiores, que vêm trazer-nos a vida do mundo divino.
É por isso que, regularmente, todos os dias, devemos pensar em libertar o nosso estômago, os nossos pulmões, o nosso cérebro, mas também o nosso coração, a nossa vontade e o nosso intelecto, de todos os elementos que produzem putrefacções e nos impedem de vibrar em sintonia com as regiões celestes.