domingo, 30 de novembro de 2025

PENSAMENTO QUOTIDIANO - 30.11.2025

 

Quando nos reunimos à volta do fogo, ele torna-se o centro do grupo que formamos, e é para esse centro simbólico de luz, de calor e de vida que devemos enviar os nossos pensamentos e as nossas orações.
O fogo é o nosso ponto de encontro: a nossa alma e os nossos pensamentos encontram-se no fogo, mas só se estivermos conscientes, se compreendermos a importância de uma tal reunião, de uma tal cerimónia.
Porque estamos reunidos ao redor do fogo?
Para dar "carne e ossos" a uma ideia divina, envolvendo-a com o nosso amor, fornecendo-lhe os elementos que tornarão possível a sua materialização.
Devemos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para que os nossos amigos no mundo invisível, encontrem em nós essa matéria, em abundância e, graças a ela, possam envolver o menino que tem de nascer: o Reino de Deus.*


* Ver cap. X
          As revelações do fogo e da água
         Colecção Izvor

MESTRE  OMRAAM  MIKHAËL  AÏVANHOV

sábado, 29 de novembro de 2025

PENSAMENTO QUOTIDIANO - 29.11.2025

 

A Natureza exibe perante nós todas as suas riquezas e temos o direito de as utilizar, mas na condição de darmos algo em troca.
Ah, ficais surpreendidos por não ser gratuito?...
É gratuito, mas vós também deveis dar gratuitamente!
Como?
Quando decidis usar todas as faculdades que Deus vos deu, para seguirdes conscientemente o caminho da luz e do sacrifício, sois recrutados para o serviço divino, e Deus retribui-vos, dando-vos inteligência, bondade, beleza, etc.
Pois bem, é com esse "dinheiro" que podeis "pagar" por tudo o que utilizais da Natureza.
Quem não foi contratado pela administração celeste não recebe nada, por isso não tem meios, não tem "dinheiro" para pagar aquilo de que se serve.
Come, bebe, respira, passeia, faz negociatas, mas, mais cedo ou mais tarde, os credores, as forças da Natureza, vêm cobrar-lhe, pois não se pode pagar-lhes com a negligência, a preguiça, o desrespeito e a ingratidão.
Então, eles cobram ao devedor levando-lhe a carne e até os ossos: tiram-lhe a vida.


MESTRE  OMRAAM  MIKHAËL  AÏVANHOV

sexta-feira, 28 de novembro de 2025

PENSAMENTO QUOTIDIANO - 28.11.2025

 

O costume de orar ao Senhor acendendo uma vela e queimando incenso, advém de a vela e o incenso que ardem simbolizarem o sacrifício, a transformação de uma matéria bruta numa matéria mais subtil: a luz e o perfume.
Nenhum dos gestos que o homem executa na sua vida é fruto do acaso; mesmo aqueles que parecem insignificantes contêm um significado profundo.
Sempre que fazeis lume ou acendeis uma vela, deveis sentir quão profundo é o fenómeno do sacrifício, e pensar que, para se ter acesso aos planos superiores da alma e do espírito, é sempre necessário queimar algo em si próprio.
Há tanta coisa acumulada em nós que podemos queimar!
Todas as impurezas, todas as tendências egoístas, passionais, são a matéria que devemos queimar, para produzirmos uma luz que nunca nos deixará.*


* Ver cap. IX
         O trabalho alquímico ou a busca da perfeição
         Colecção Izvor

MESTRE  OMRAAM  MIKHAËL  AÏVANHOV

quinta-feira, 27 de novembro de 2025

PENSAMENTO QUOTIDIANO - 27.11.2025

 

Há casos em que o Céu não atende às orações que fazeis para salvar alguém, porque a satisfação desse pedido viria atrapalhar todos os seus projectos.
Suponhamos que tendes um amigo doente e que desejais que ele se cure rapidamente: orais por ele com todo o fervor.
A vossa oração é intensa, porque é sincera, mas o decreto dos Seres do Alto é o seguinte: «Temos de fazer nele novas ligações, para que possa ter uma melhor compreensão das coisas, graças à qual agirá melhor no futuro.
Para podermos proceder a esta operação, ele tem de estar imobilizado durante um certo tempo.
Por isso, pusemo-lo de cama e bem preso, para que não possa mexer-se.
Não aceitamos, pois, essa oração para que seja libertado antes da operação estar concluída.»
Quando alguém está doente, é difícil saber se se trata realmente de uma doença ou se é um trabalho que o mundo invisível decidiu fazer com essa pessoa, para acelerar a sua evolução.*


* Ver Parte I
         A oração
         Brochura nº. 305

MESTRE  OMRAAM  MIKHAËL  AÏVANHOV

quarta-feira, 26 de novembro de 2025

PENSAMENTO QUOTIDIANO - 26.11.2025

 

Um espírito, uma alma, liga-se a um corpo para uma vida.
No momento da morte, separam-se, e mais tarde,  na encarnação seguinte, dar-se-á outra união.
O ego humano não é homem nem mulher, é ao encarnar na Terra que se torna uma coisa ou outra, consoante estiver polarizado positivamente ou negativamente.
Se estiver polarizado positivamente, regra geral encarna com uma aparência feminina, a fim de ter ambos os princípios; de modo inverso, se estiver polarizado negativamente, assume um corpo de homem.
Perguntareis: «Mas do que depende essa polarização do ego humano?».
Da fase de evolução em que se encontra e do trabalho que deve fazer para se aperfeiçoar.
A nossa encarnação na Terra já é, de certo modo, uma forma de casamento.
Pode dizer-se, pois, que o primeiro casamento que um ser humano contrai, é o do seu ego com o seu corpo físico, e este casamento exige fidelidade.


MESTRE  OMRAAM  MIKHAËL  AÏVANHOV

segunda-feira, 24 de novembro de 2025

PENSAMENTO QUOTIDIANO - 25.11.2025

 
O homem, tal como o animal, deve comer para subsistir, mas, ao contrário do animal, o homem, pela sua consciência, pode encontrar na nutrição um meio para crescer, psíquica e espiritualmente.
E vou ainda mais longe: enquanto ele não for capaz de dar ao acto de comer uma dimensão mais vasta, mais profunda, é inútil afirmar que é um ser culto, civilizado.*
Para mim, isso é um critério.
Quando os seres humanos aprenderem a comer conscientemente, maravilhando-se com os alimentos, pensando com gratidão, que todo o Universo trabalhou para produzir aqueles frutos, aqueles legumes e aqueles cereais, através dos quais recebem a vida, então sim, poder-se-á falar de cultura e de civilização.


* Ver cap. II
          O yoga da alimentação
          Colecção Izvor

MESTRE  OMRAAM  MIKHAËL  AÏVANHOV

PENSAMENTO QUOTIDIANO - 24.11.2025


 Em todos os lugares do Universo, tudo o que se observa resulta da actividade dos dois princípios, masculino e feminino, que se encontram para se fundir e criar a vida.
A atracção que os homens e as mulheres sentem uns pelos outros é apenas um aspecto particular da actividade dos dois princípios, mas esta ocorre em diferentes domínios, em diferentes planos.
O canto coral representa um dos seus níveis mais espirituais, pois é em cima, longe do corpo físico, que as vozes masculinas e femininas se encontram, e este encontro não fica sem efeitos.
Assim como a fusão de um homem com uma mulher no plano físico pode gerar um filho, a fusão das suas vozes é um acto criador, produz forças, energias, que vão agir através do espaço.
A fusão dos dois princípios também se dá, pois, através do canto; é uma realidade sobre a qual reflectem, e na qual trabalham, muito poucas pessoas.
Se aprenderdes a cantar conscientemente, conseguireis libertar-vos dos fardos terrenos, até sentirdes correntes a subirem pela vossa coluna vertebral e todo o vosso ser a inflamar-se, a projectar cores...
As vossas cordas vocais, ao vibrarem, farão jorrar energias que se unirão em cima, para criar seres celestes.*


* Ver cap. I
   O amor e a sexualidade I
   Obras Completas

MESTRE  OMRAAM  MIKHAËL  AÏVANHOV

domingo, 23 de novembro de 2025

PENSAMENTO QUOTIDIANO - 23.11.2025




 Nós recebemos do Criador qualidades e dons, e um dia teremos de Lhe prestar contas da utilização que lhes demos.
Conheceis a história, relatada no Evangelho, dos servos a quem o amo, ao partir, confiara dinheiro.
Ao primeiro, deu três talentos, ao segundo, um, ao terceiro, cinco.
Quando regressou, perguntou-lhes como os tinham usado.
Aqueles que tinham recebido mais talentos tinham-nos feito render, mas o que só recebera um, escondera-o na terra.
O amo castigou-o e recompensou os outros dois.
Um dia, o Céu pedir-nos-á que prestemos contas pelas qualidades, pelas virtudes e pelos dons que nos foram concedidos: permitimos que diminuíssem ou fizemo-los render?
E consoante o caso, também nós seremos punidos ou recompensados.


MESTRE  OMRAAM  MIKHAËL  AÏVANHOV

sábado, 22 de novembro de 2025

PENSAMENTO QUOTIDIANO 22.11.2025


 Quando um cientista dá explicações, serve-se de esquemas, de gráficos, graças aos quais os estudantes ou o público seguem o seu raciocínio passa a passo, sem o risco de se perderem.
Infelizmente, não são os gráficos ou os esquemas que impedirão esse erudito, com argumentos tão ordenados e tão claros, de perder a cabeça noutras circunstâncias.
Os intelectuais demonstram muito método, muita disciplina, muita objectividade, quando se trata dos seus trabalhos, mas acham normal  viverem na subjectividade, na desordem e na perturbação das paixões.
Se se estudar as estatísticas, verificar-se-á que é precisamente nas pessoas com profissões de natureza intelectual que se encontra um maior número de desequilibrados e de doentes mentais, pois o intelecto não protege do desequilíbrio.
A vida não consiste exclusivamente em fazer observações, medições e cálculos, os humanos não são máquinas.
Para se enfrentar as dificuldades e os choques da existência, para não se deixar levar e destruir pelas paixões, para se descobrir a verdadeira realidade das coisas, só existe um método: desenvolver as faculdades espirituais.*

* Ver cap. II
          Acerca do invisível
          Colecção Izvor

MESTRE  OMRAAM  MIKHAËL  AÏVANHOV

sexta-feira, 21 de novembro de 2025

PENSAMENTO QUOTIDIANO - 21.11.2025


 Gostais de que os outros tenham muitas atenções para convosco, não é?
Achais que isso é normal.
Mas então, porque é que não dais atenção a todos os seres, a todas as coisas?
Mostrai atenção mesmo para com uma flor, quando a plantais ou a regais.
Direis que ela não sente nada.
Estais muito enganados...
Além disso, não é tanto por ela que deveis fazê-lo, mas por vós, porque vós é ganhareis uma virtude, uma qualidade.
Tendes um gesto de atenção, de respeito, de amor, e esse gesto reflecte-se em vós.
Deveis aplicar-vos durante anos em todas estas pequenas coisas.
Um dia, sentireis os seus benefícios.
Não procureis noutro lugar, e longe, o que está tão perto.
Nunca encontrareis a solução para os vossos problemas fora das actividades da vida quotidiana e, se as negligenciardes, o mundo invisível enviar-vos-á de novo, para vos instruir através de provações, até compreenderdes esta verdade.


MESTRE  OMRAAM  MIKHAËL  AÏVANHOV

quinta-feira, 20 de novembro de 2025

PENSAMENTO QUOTIDIANO - 20.11.2025

 
Seja qual for o domínio que estudeis e no qual trabalheis, deveis pôr a vida no centro, e ver essa vida na sua dimensão mais elevada e mais vasta.
Quando estiverdes ancorados no essencial, podereis permitir-vos explorar o que quiserdes.
Na medida em que já trabalhastes com o essencial, tudo o que fizerdes a seguir beneficiará dessa luz e terá, para vós, uma outra dimensão.
Não só alcançareis um melhor conhecimento das coisas, através do intelecto, mas também, ao mesmo tempo, se desencadeará todo um processo de regeneração nas profundezas do vosso ser, pois entrastes de novo numa relação com o Todo: comunicais com as correntes subtis do Universo, estais mergulhados na vida cósmica, participais nessa vida em harmonia com todas as criaturas visíveis e invisíveis, e o vosso campo de consciência alarga-se.*

* Ver cap. I
    Harmonia e saúde
    Colecção Izvor

MESTRE  OMRAAM  MIKHAËL  AÏVANHOV



quarta-feira, 19 de novembro de 2025

PENSAMENTO QUOTIDIANO - 19.11.2025

 Aprendei a harmonizar-vos com o grande corpo cósmico que é o Universo, porque nessa harmonia estão incluídos todos os bens: a saúde, a alegria, a luz, a inspiração.
Quem trabalha para alcançar uma tal harmonia começa a sentir que todo o seu ser vibra em uníssono com o Universo e compreende o que são a vida, a criação, o amor...
Mas não antes.
Antes, é impossível compreender.
Intelectualmente, exteriormente, é sempre possível imaginar que se compreende qualquer coisa, mas não; a verdadeira compreensão não é feita por algumas células do cérebro, é feita por todo o corpo, até pelos pés, pelos braços, pelo estômago, pelo fígado.
É o corpo inteiro, são todas as células que devem compreender.
A verdadeira compreensão é uma sensação.
Vós sentis e, nesse momento, compreendeis e sabeis, porque experienciastes.
Nenhuma compreensão intelectual pode comparar-se à sensação.



terça-feira, 18 de novembro de 2025

PENSAMENTO QUOTIDIANO - 18.11.2025

 A vida apresenta-nos situações muito complexas todos os dias e, para podermos lidar com elas, temos de aprender a ser flexíveis.
Há pessoas que, em todas as circunstâncias, têm a mesma reacção, usam os mesmos meios, o mesmo método.
Mas, como cada problema exige uma solução específica, elas estão sempre a embater nos obstáculos e a ficar despedaçadas.
Há que ser flexível, e isso implica ser mais psicólogo, mais pedagogo, mais diplomático; mas não diplomático no sentido pejorativo, ou seja, hipócrita e ardiloso.
A verdadeira diplomacia subentende a sabedoria.
O sábio é um diplomata que, em determinada condição, na presença de um dado indivíduo, sabe que método escolher para fazer o bem.
Um sábio, um verdadeiro sábio, reflecte e encontra maneiras de manobrar como um marinheiro que conhece as correntes, os recifes, e que sabe onde e como conduzir o seu barco para não naufragar.
A flexibilidade implica, portanto, sabedoria.
Ser flexível na vida é ser sábio e psicólogo.*

* Ver cap. III
    Conhece-te a ti mesmo - Jnani yoga I
    Obras Completas




segunda-feira, 17 de novembro de 2025

PENSAMENTO QUOTIDIANO - 17.11.2025

 Muitas pessoas não temem os demónios nem as trevas do inferno, mas têm um enorme medo da luz.
Aliás, compreende-se perfeitamente; no fundo de si mesmas, sentem que ainda têm necessidade de viver uma vida inferior e, instintivamente, fogem dessa luz, pois ela pode iluminá-las e mostrar-lhes que a vida que levam não tem interesse, é medíocre e até criminosa...
Elas não querem renunciar a nenhum dos seus maus hábitos e não suportam o que pode revelar-lhes que são más.
Aqueles que não querem fazer qualquer esforço para se melhorar, fecham os olhos, tapam os ouvidos e convencem-se de que estão muito bem assim.
Todos os que temem a luz não sabem ao certo porquê, mas sentem, instintivamente, que há nela algo a temer.
Só os que têm um desejo sincero de evoluir, de se transformar, buscam essa luz que lhes mostrará tudo o que têm a melhorar e como o fazer.



domingo, 16 de novembro de 2025

PENSAMENTO QUOTIDIANO - 16.11.2025

 

Como o fogo é o mais poderoso dos elementos, é o meio de purificação e de transformação mais eficaz.
Nada resiste ao fogo.
Por isso a tradição iniciática ensina que os seres humanos, para se transformarem, têm de passar, obrigatoriamente, pelo fogo.
Há duas espécies de fogo: o fogo do sofrimento e o fogo do amor divino.
Pelo fogo do sofrimento, devem passar todos aqueles que são tão teimosos, tão obstinados no caminho errado, que só as provações podem fazê-los reflectir e transformá-los.
Quem quiser escapar a este fogo deve trabalhar com o fogo do amor, que o tornará luminoso e radiante.
E mesmo que ainda tenha de sofrer, pois na Terra não há como escapar às provações, o fogo do amor divino arderá mais intensamente neles e permitir-lhes-á ultrapassá-las.
O fogo do sofrimento comum escraviza o homem; o fogo do amor divino liberta-o.*

* Ver cap. VIII
         Os frutos da Árvore da Vida - A tradição cabalística
         Obras Completas

MESTRE  OMRAAM  MIKHAËL  AÏVANHOV




sábado, 15 de novembro de 2025

PENSAMENTO QUOTIDIANO - 15.11.2025

 Vós sois filhos do século XX, e o século XX, ao que parece, é o século do progresso.*
Progresso técnico, sim; nesse domínio, é verdade que os humanos fizeram maravilhas.
Mas o que é o progresso técnico?
Uma vitória sobre a matéria física.
Então, o que fazem os seres humanos?
Satisfeitos e orgulhosos por terem conseguido fabricar todo o tipo de aparelhos e de produtos que facilitam a sua vida, não se apercebem de que os utilizam para alimentar a sua natureza inferior, satisfazendo o seu egoísmo, a sua preguiça, a sua sensualidade, a sua agressividade.
Procurai analisar-vos, observai como usais tudo o que o progresso técnico pôs à vossa disposição, e descobrireis que raramente, muito raramente, o fazeis para a vossa evolução espiritual e para o bem dos outros.
Porquê?
Porque, para se poder usar beneficamente todas as riquezas que a matéria física nos dá, há que trabalhar previamente sobre a sua matéria psíquica.
O progresso técnico só será um verdadeiro progresso se os seres humanos o acompanharem com um esforço na via da espiritualidade.


*Tenha-se em atenção que estas afirmações foram proferidas no século XX.
   Omraam Mikhaël Aïvanhov deixou o mundo terreno em 1986.




sexta-feira, 14 de novembro de 2025

PENSAMENTO QUOTIDIANO - 14.11.2025

 Perguntai aos humanos se gostariam de viver no Céu, e a maioria responder-vos-á: «Sim, claro!».
O que eles não sabem é que, para viverem no Céu têm de se preparar.
Não se pode viver nas regiões superiores enquanto não se tem os meios para tal, senão vai-se lá acima por um minuto, e volta-se imediatamente para a Terra, dizendo: «Mas aqui não há cigarros, nem bares, nem  discotecas! E eu tenho vontade de fumar, de beber uns copos, de beijar mulheres bonitas. Quero voltar lá para baixo.»
Para se poder viver nas regiões sublimes, não se pode ter tantas necessidades grosseiras.
Por isso, nem todos estão preparados para viver no Céu.
Mesmo que se pegue nos humanos para os instalar lá à força, eles sairão rapidamente, dizendo: «Isto é insuportável! Morre-se de tédio!»
Mas isso não é motivo para não procurardes adaptar-vos à vida divina.
Ao longo dos milhões de anos em que está na Terra, a humanidade evoluiu e, se vos esforçardes por meditar todos os dias, para exercitardes certas células do vosso cérebro, podereis ir muito longe, até vos instalardes nas regiões do mundo divino.



quinta-feira, 13 de novembro de 2025

PENSAMENTO QUOTIDIANO - 13.11.2025

 Achais normal deixardes-vos levar pelas emoções, pelas efervescências, pelas paixões, mas será que pensais no estado em que estará o vosso cérebro quando precisardes de reflectir para resolver problemas importantes, para compreender questões essenciais?
Não, e isso é um comportamento muito prejudicial.
Para que o vosso cérebro seja sempre resistente e esteja disponível, deveis estar atentos, e ser prudentes e comedidos em todas as vossas actividades.
Caso contrário, mesmo que venham revelar-vos todos os maiores segredos da vida, nada compreendereis, estareis cansados, o que é lamentável, muito lamentável.
Por isso, procurai não desperdiçar o vosso tempo e a vossa energia com preocupações que vos enfraquecem; assim, estareis despertos e lúcidos quando se apresentarem perante vós as verdades que podem libertar-vos.



quarta-feira, 12 de novembro de 2025

PENSAMENTO QUOTIDIANO - 12.11.2025

 É extraordinário como, hoje em dia, é possível encontrar Iniciados por toda a parte, mesmo nos cabarés e nos lugares de prazer!
Como os reconhecereis?
Oh, é simples, são eles que vos dizem: «Sou um Iniciado.»
Alguns até acrescentarão que atingiram o sétimo, o oitavo ou o nono grau da Iniciação, e os ingénuos e os cegos regozijam-se com isso: encontraram um Iniciado que, em poucos dias, também os iniciará!*
No passado, ninguém conhecia os Iniciados, excepto aqueles que os procuravam sinceramente e sabiam distingui-los.
Eles nunca diziam que eram Iniciados, permaneciam secretos, ignorados, desconhecidos, como o Eremita da nona carta do Tarot.
Esse ancião que tem na mão uma lanterna e a abriga nas dobras do seu grande manto, para a esconder dos olhos das gentes vulgares, é a imagem do verdadeiro Iniciado.

* Ver cap.I
          O que é um Mestre espiritual?
          Colecção Izvor







terça-feira, 11 de novembro de 2025

PENSAMENTO QUOTIDIANO - 11.11.2025


A palavra é uma arma de dois gumes, que tanto pode esclarecer, ajudar, libertar, como pode destruir e massacrar.
Muitas pessoas, depois de terem destruído alguém com as suas censuras e as suas recriminações, afirmam: «Mas eu disse aquilo para o bem dele, ele precisava de o ouvir. Fui sincero, apenas isso!».
Na realidade, elas têm necessidade de expressar a sua irritação, o seu desagrado, e usam como desculpa o bem dos outros e a sinceridade.
Porque é que só se mostram sinceras quando estão dominadas pela raiva?
Podem apresentar todas as boas razões que quiserem, mas, enquanto o seu propósito não for verdadeiramente desinteressado, espiritual, nunca conseguirão produzir efeitos benéficos nos outros com as suas palavras.




segunda-feira, 10 de novembro de 2025

PENSAMENTO QUOTIDIANO - 10.11.2025

 Quando se fez tudo para perder o autocontrole, abandonando-se a entidades inferiores que só procuram a ruína dos humanos, não se pode acusar ninguém além de si mesmo.
Há que dizer: «Ah, não trabalhei como deve ser, não estudei bem», e corrigir-se, para restabelecer a situação.
É evidente que demorará muito tempo.
Quem passou anos a alimentar pensamentos e sentimentos desordenados, não conseguirá emendar-se em poucos dias, terá de trabalhar durante muito tempo até obter resultados.
Os seres humanos não conhecem as leis; durante anos, vivem desordenadamente e, quando decidem tomar outra direcção, imaginam que bastarão alguns minutos para obterem resultados.
Por mais que o imaginem, infelizmente, é impossível!
Assim como demoraram muito tempo a destruir-se, precisarão de muito tempo para se recuperar.*

* Ver cap. VII
    O que é um Mestre espiritual?
Colecção Izvor



domingo, 9 de novembro de 2025

PENSAMENTO QUOTIDIANO - 09.11.2025

 Os seres humanos procuram o amor, as riquezas, a glória; mas, através de tudo isto, é Deus que procuram, porque, na realidade, nada nem ninguém pode dar-lhes qualquer alegria, qualquer deslumbramento, fora de Deus.
Sim, de uma forma ou de outra, é sempre a Divindade que os humanos procuram, querem sempre voltar à Fonte, reencontrar a vida do Paraíso na qual, originalmente, estavam mergulhados.
Mas, coitados, como não são esclarecido, passam por caminhos lamacentos, onde ficam a patinhar, atolados, e sabe-se lá quando atingirão o objectivo.
Uma vez que Deus introduziu uma partícula da sua quintessência em cada coisa e em cada ser, é possível encontrá-l'O  em toda a parte.
Mas, para a maioria dos seres humanos, que se dispersa por aqui e por ali, isso demorará milhões de anos.
Para encontrar Deus directamente, é preciso procurá-l'O através da pureza, através da luz.



sábado, 8 de novembro de 2025

PENSAMENTO QUOTIDIANO - 08.11.2025

 O Céu só dá crédito a quem o merece.
Quando vê um ser a fazer esforços sinceros e desinteressados, um ser que quer servi-lo com todo o seu coração, com toda a sua alma, não pode deixar de lhe dar crédito, e derrama sobre ele todas as suas bênçãos.
Pelo contrário, aqueles que usam os dons que receberam do Céu em benefício próprio, ou para fazer o mal, veem o seu crédito cortado: o Céu deixa de lhes dar seja o que for.
É por isso que, em todas as tradições espiritualistas, se recomenda aos seres humanos que façam bom uso dos dons, qualidades e riquezas que receberam, senão, mais cedo ou mais tarde, o Céu retirar-lhes-á tudo: mesmo que tenham sido personagens brilhantes, numa próxima vida encontrar-se-ão pobres e nus.



sexta-feira, 7 de novembro de 2025

PENSAMENTO QUOTIDIANO - 07.11.2025

 Muitos homens e mulheres têm a impressão de que foram atirados ao mundo e que este é, para si, um meio estranho ou mesmo hostil.
Porquê?
Porque perderam o contacto com a Natureza.
Já não sentem a amizade, a afabilidade de tudo o que existe à sua volta: as pedras, as plantas, os animais, o Sol, as estrelas...
Mesmo quando estão abrigados em casa, sentem-se inquietos, perturbados.
Mesmo enquanto dormem, sentem-se ameaçados.
É uma impressão subjectiva, porque, na realidade, nada os ameaça assim tanto; mas algo se desmoronou no seu interior e já não se sentem protegidos.
Devem, por isso, restabelecer o contacto interior com a vida universal, para compreenderem a sua linguagem e trabalharem em harmonia com ela.*


*Ver cap.I
        O yoga da alimentação
        Colecção Izvor



quinta-feira, 6 de novembro de 2025

PENSAMENTO QUOTIDIANO - 06.11.2025

 Já lestes, no Antigo Testamento, a história de José e dos seus irmãos?
Por ciúmes, os irmãos de José decidiram livrar-se dele, vendendo-o a mercadores que iam para o Egipto.
Quando chegaram ao Egipto, os mercadores, por sua vez, venderam-no a Putifar, um oficial do Faraó, que o nomeou mordomo da sua casa.
Em seguida, após todo o tipo de acontecimentos, José acabou por se tornar ministro do Faraó.
Foi neste posto que os irmãos o encontraram, anos mais tarde.
Que surpresa eles tiveram, e que remorsos!
Mas qual foi a atitude de José?
Disse-lhes: «Eu sou José, o vosso irmão...
Não fiqueis aflitos, nem vos sintais penalizados por me terdes vendido para ser trazido para cá, pois foi para salvar a vossa vida que Deus me enviou antes de vós.
Há dois anos que a fome assola o país; e durante mais cinco anos não haverá lavoura nem colheitas.
Deus enviou-me antes de vós,  para que pudésseis subsistir nesta terra...
Não fostes vós que me enviastes para aqui, foi Deus.»
José di-lo claramente: foi Deus quem usou as forças do mal, o ciúme dos seus irmãos, para o bem, pois um mal não é o Mal, e um bem não é o Bem.
E vós, não observastes ainda quantos acontecimentos que, a princípio, pareciam catastróficos, acabaram por se revelar benéficos?...



quarta-feira, 5 de novembro de 2025

PENSAMENTO QUOTIDIANO - 05.11.2025

 Está escrito no Génesis: «Deus criou o homem à sua imagem, à sua imagem Ele o criou, homem e mulher Ele o criou.»
Segundo o Zohar, isto significa que Deus criou Adão, o homem primordial, como macho e fêmea, isto é, atribuiu-lhe ambos os princípios.
Direis: «Então, e Eva? Está escrito que depois Deus criou Eva.»
Sim, Deus fez sair o princípio feminino do princípio masculino, objectificou-o perante Si.
É este o significado da imagem que tem preocupado tantos teólogos: Deus tirando Eva de uma costela de Adão.
Adão e Eva não são um homem e uma mulher, são símbolos.
Adão é o princípio masculino que engendrou Eva, o princípio feminino.
O que significa isto?
Que o princípio primordial saiu do seu estado de extrema subtileza para se condensar e, ao condensar-se, criou outro princípio: Eva.
Está escrito no Génesis que Adão foi criado antes de Eva, porque Moisés, que era um Iniciado, sabia que o princípio masculino surge sempre primeiro na manifestação.
E surge primeiro porque é o princípio criador, é ele que está na origem da Criação e, portanto, da matéria.
A matéria é uma produção do espírito.
Foi isso que Moisés representou usando a imagem de Eva a ser tirada de uma costela de Adão.



terça-feira, 4 de novembro de 2025

PENSAMENTO QUOTIDIANO - 04.11.2025

 Durante a noite, sois acordados por um barulho: o telefone toca, um objecto cai, alguém vos bate à porta...
Será que ides imediatamente, no escuro, ver o que se passa?
Não, pois sabeis que é arriscado.
A primeira coisa que fazeis é acender a luz, para conseguirdes ver, e depois é que agis.
Pois bem, em qualquer circunstância da vida, também deveis começar por acender a luz, para conseguirdes ver claro; e acender a luz significa concentrardes-vos, recolherdes-vos, pedirdes a ajuda do Céu para saberdes como agir.
Se não tiverdes essa luz, andareis de um lado para o outro, batereis a todo o tipo de portas, tentareis toda a espécie de meios, mas em vão.
Nunca vos esqueçais de que o essencial é saber acender a luz; graças a ela, evitareis muitos estragos e perdas de tempo.*

* Ver cap. VI
    Poderes do pensamento
    Colecção Izvor 



segunda-feira, 3 de novembro de 2025

PENSAMENTO QUOTIDIANO - 03.11.2025

 Porque vão as pessoas visitar um Mestre, um Iniciado?
Para lhe contar as suas desgraças e as suas dificuldades, na esperança de que ele resolva tudo, de que faça milagres!
Não, é preciso que se compreenda que um Iniciado não pode fazer nada pelos seres que vêm apresentar-lhe os seus lamentos, se eles próprios não estiverem determinados a fazer alguma coisa para saírem dos seus problemas.
Ele não fará milagres para tais seres.
A vida é que lhes dará umas lições, e serão terríveis.
Os seres humanos são casmurros, não querem abdicar das suas convicções, e depois, quando as coisas lhes correm mal, põem-se aos gritos, sem entenderem que esses fracassos advêm da sua recusa em se harmonizarem com as leis da Natureza.
Todos exigem: «Eu quero isto, eu quero aquilo...», e fazem tudo para o conseguir.
Mas as leis da Natureza não estão de acordo e opõem-se à satisfação desses desejos desordenados.
Mas, como não querem entender, eles persistem nesses desejos, até ao dia em que ficam destroçados.
Porque não querem entender?



domingo, 2 de novembro de 2025

PENSAMENTO QUOTIDIANO - 02.11.2025

 Todas as criaturas que deixam a Terra têm uma fraqueza: sentem necessidade de ser lembradas, mas, evidentemente, pelas suas qualidades.
Não há pior sofrimento para uma pessoa falecida do que ouvir alguém mencionar os seus defeitos e as suas más acções; é um suplício para ela, como se lhe batessem, pois no mundo astral a palavra humana é recebida de um modo amplificado.
Assim, as boas palavras também são amplificadas, e alegram muito as pessoas que foram para o além, são como uma chuva de bênçãos.
É por isso que, em todas as civilizações, há o costume de fazer o elogio fúnebre: o mal que os defuntos fizeram é deixado de lado, e só se fala das suas qualidades e das suas boas acções, até exagerando-as.
São vestígios de uma tradição baseada em conhecimentos iniciáticos.
Quando tiverdes de falar de pessoas que morreram, mencionai, vós também, apenas as suas qualidades; tudo o resto, ignorai-o.



sábado, 1 de novembro de 2025

PENSAMENTO QUOTIDIANO - 01.11.2025

 São os próprios humanos que, através das suas impurezas, impedem o seu acesso ao Paraíso.
Mas aquele que trabalha para restabelecer a sua pureza original ouvirá, um dia, o próprio Deus dizer-lhe: «Vem, entra e olha.»
E o que verá ele?...
Corpos de luz.
No Paraíso, todos estão nus, revestidos de luz.
A única veste dos Anjos é a luz, pois a luz é a própria matéria dos seus corpos.
Nos mistérios antigos, a deusa Ísis estava coberta por um véu que só os sumo-sacerdotes, os hierofantes, estavam autorizados a remover.
Isto significa que aquele que quiser contemplar a Divindade deve estar nu, isto é, deve ser puro, caso contrário ela permanecerá velada para si, o que o impedirá de descobrir os seus segredos.
À medida que o homem se purifica, Ísis revela-se-lhe, e ele vê, compreende, e sente uma alegria extraordinária.
É isso, verdadeiramente, o Paraíso.