sábado, 5 de outubro de 2024

PENSAMENTO QUOTIDIANO - 05.10.2024

 

Há dias em que a vossa voz é quente, cheia, expressiva, vivificante, e outros em que é inexpressiva, apagada, rouca ou roufenha.
O vosso timbre de voz é susceptível de tais alterações porque depende do estado em que vos encontrais.
Por isso, deveis suscitar sempre em vós estados de consciência harmoniosos, para agirdes sobre as vossas cordas vocais.
Quanto mais atingis as regiões superiores da consciência, mais os sons que saem de vós são cristalinos, límpidos, vivos, poderosos, e agem favoravelmente sobre as criaturas.
Quando souberdes pôr a vossa voz ao serviço das forças da luz, contribuireis para desagregar as trevas que pesam sobre o mundo.
Os filhos de Deus devem conhecer estas grandes leis, para poderem fazer o bem.


MESTRE  OMRAAM  MIKHAËL  AÏVANHOV

quinta-feira, 3 de outubro de 2024

PENSAMENTO QUOTIDIANO - 04.10.2024

 

Os humanos estão sempre insatisfeitos, decepcionados, porque confiam demasiado em que as aquisições materiais os farão felizes: uma nova casa, um carro novo, um emprego mais bem remunerado, um lugar de ministro ou de presidente...
Nos primeiros dias, evidentemente, estão felizes.
Quem não estaria?
Mas, passado algum tempo, são obrigados a constactar que já não se regozijam tanto, sentem necessidade de mais qualquer coisa.
Só que os carros, as casas, o dinheiro, não chovem todos os dias e, portanto, eles estão sempre insatisfeitos.
Até ao dia em que compreenderão que a verdadeira alegria, a verdadeira felicidade, não se encontram nos bens materiais, mas nas posses da alma e do espírito.
Evidentemente, estas posses são de natureza diferente.
Por exemplo: quando passeais, deliciais-vos com a beleza da Natureza, do Sol, das estrelas, das montanhas...
Não os possuís realmente, mas eles inspiram-vos sentimentos, pensamentos, emoções, e são essas as únicas verdadeiras posses, que nunca deixarão de satisfazer-vos: aquilo que acontece em vós, no vosso coração e na vossa alma.


MESTRE  OMRAAM  MIKHAËL  AÏVANHOV

PENSAMENTO QUOTIDIANO - 03.10.2024


Os princípios que governam o Universo são comparáveis aos números de 0 a 9, a partir dos quais se fazem todas as combinações numéricas.
Os princípios, como os dez primeiros números, são dados de uma vez para sempre, mas ninguém é capaz de prever as múltiplas combinações que eles podem produzir, pois são infinitas.
É isso que devemos aprender: as novas combinações, as novas formas engendradas ao longo dos séculos pelos princípios, que são eternos.
Em todos os domínios, o movimento é a lei da vida.
Por isso, é um grande erro da parte da religião querer eternizar as formas.
Só os princípios são eternos, as formas devem mudar.


MESTRE  OMRAAM  MIKHAËL  AÏVANHOV


quarta-feira, 2 de outubro de 2024

PENSAMENTO QUOTIDIANO - 02.10.2024

 

Os adultos ainda não compreenderam bem como devem comportar-se em relação às crianças e, em particular, não estão suficientemente atentos ao modo como falam com elas.
Há imensos pais e educadores que continuam a chamar-lhes incapazes, burras, idiotas, e as crianças, sugestionadas, hipnotizadas, passado algum tempo, tornam-se realmente estúpidas e incapazes.
Deveis saber que a palavra tem poder, age, e que aquilo que os adultos dizem às crianças, pode ter uma influência muito má sobre elas, bloqueá-las, causar-lhes medo.
Será realmente necessário ameaçá-las com o lobo mau, o polícia, o diabo ou não sei mais o quê, para que elas sejam obedientes ou se portem bem?
Por causa disso, tais crianças poderão sentir-se ameaçadas, em perigo, durante toda a vida, e tornar-se neuróticas.
Há muitas coisas que os adultos devem corrigir na sua atitude para com as crianças.
Caso contrário, aquilo a que chamam educação, será na realidade, uma demolição.


MESTRE  OMRAAM  MIKHAËL  AÏVANHOV

terça-feira, 1 de outubro de 2024

PENSAMENTO QUOTIDIANO - 01.10.2024

 

Pode acontecer que, subitamente, vos sintais invadidos pela luz: de um momento para o outro, a vossa consciência é projectada muito alto, até ao plano da supraconsciência, e ficais deslumbrados com aquela imensidão, com aquela beleza...
Infelizmente, isso dura pouco, e retomais a vida quotidiana, com as mesmas preocupações, as mesmas fraquezas: sentis-vos na escuridão, separados da Divindade, do vosso Eu superior, como um fragmento desligado do Todo...
Depois, sentis-vos novamente iluminados, uma vez mais por pouco tempo.
Mas não desanimeis: um dia, finalmente, após todos esses altos e baixos, a luz já não vos abandonará, tereis mudado de margem e estareis definitivamente salvos.


MESTRE  OMRAAM  MIKHAËL  AÏVANHOV