quinta-feira, 8 de agosto de 2024

PENSAMENTO QUOTIDIANO - 08.08.2024

 


Vou referir-vos um conto escrito por Tolstoi.
Um dia, um rei encontrou uma semente do tamanho de uma avelã.
Apelou para a ciência de todos os sábios da sua corte, mas nenhum conseguiu dizer-lhe qual era a sua origem.
No entanto, chegou-lhe ao conhecimento que, no seu reino, vivia um homem muito idoso que talvez pudesse esclarecê-lo.
O rei mandou buscar esse homem, que veio apoiado em duas bengalas e estava quase cego.
O ancião observou demoradamente a semente e, por fim, disse: «Majestade, ignoro o que é esta semente gigante, mas, se mo permitirdes, irei chamar o meu pai, que talvez se lembre de ter visto outras semelhantes.»
O pai chegou, apoiando-se só numa bengala.
Também não conseguiu identificar a semente, mas propôs, por sua vez, que se mandasse vir o seu pai.
Este não demorou a chegar; tinha um ar jovem, robusto e alegre.
Pegou na semente e exclamou: «Isto é uma semente do trigo que crescia na minha infância. Nessa época, o trigo tinha grãos enormes, mas desde que os homens começaram a fazer mal uns aos outros, a roubar e a massacrar-se, os grãos de trigo tornaram-se cada vez mais pequenos.
E se me vedes tão robusto e mais jovem do que o meu filho e o meu neto, é porque eu continuo a viver segundo as regras da honestidade e da bondade que reinavam na minha infância.»


MESTRE  OMRAAM  MIKHAËL  AÏVANHOV

Sem comentários:

Enviar um comentário