terça-feira, 25 de junho de 2024

PENSAMENTO QUOTIDIANO - 26.06.2024

 

Deveis amar, mas não apenas a vossa mulher ou o vosso marido, deveis amar todas as mulheres e todos os homens.
Alguns dirão: «Mas está a incitar-nos a ser infiéis ao nosso cônjuge?»
Ora, ora, como se vós tivésseis necessidade de que alguém vos incite!
Sede honestos e sinceros: por quanto tempo podeis dizer que só amastes realmente um homem ou uma mulher?
Quantos outros rostos que vistes de passagem não abriram caminho até ao vosso coração, até à vossa alma, onde os guardais preciosamente!
E isso é mau?
Não, pelo contrário, mas desde que, permanecendo fiéis, não vos limiteis a algumas criaturas e, conscientemente, façais entrar o mundo inteiro no vosso amor.
Só esse amor tão vasto, rico e puro vos tornará felizes e dará felicidade àquele ou àquela com quem partilhais a vossa existência.
E deveis conceder a esse ser a mesma liberdade de amar, para também poderdes beneficiar de um amor enriquecido, mais belo, iluminado.


MESTRE  OMRAAM  MIKHAËL  AÏVANHOV

PENSAMENTO QUOTIDIANO - 25.06.2024

 

Quando um ser humano vem encarnar na Terra, primeiro passa nove meses no ventre da mãe, à qual está ligado pelo cordão umbilical.
No final desses nove meses, o cordão deve ser cortado, para que ele possa viver uma vida independente como indivíduo.
Diz-se, então, que ele nasceu. 
Mas, para viver, ele continua ligado ao Universo por um outro cordão, de natureza fluídica e, no dia em que este cordão se parte, ele morre.
Por fim, um terceiro cordão, ainda mais subtil, liga-o ao Senhor.
Muitas pessoas cortaram este cordão na sua consciência, e por mais que digam: «Como podeis ver, estamos vivas», na realidade estão mortas, algo de essencial morreu nelas.
Romperam a ligação que as unia à Fonte Divina da luz e do calor, para irem perder-se nas trevas e no frio e, espiritualmente, estão mortas.
Por ainda não terem cortado o cordão umbilical que as liga à Mãe Natureza, continuam vivas no plano físico, mas no mundo espiritual estão mortas, e esta morte espiritual tem necessariamente repercussões em todos os domínios da sua existência.


MESTRE  OMRAAM  MIKHAËL  AÏVANHOV



segunda-feira, 24 de junho de 2024

PENSAMENTO QUOTIDIANO - 24.06.2024

 

A festa de São João, que é celebrada quando o Sol entra em Caranguejo, não é a festa do fogo espiritual, mas a do fogo físico, terrestre.
E este fogo não é apenas o que faz amadurecer o trigo e os frutos das árvores, mas também o fogo interior do planeta, que mantém em fusão toda uma matéria na qual são elaborados os metais, os minerais, e que tem sido assimilado ao inferno.
Em certas tradições, o verão é simbolizado por um dragão que cospe chamas.
O dragão é precisamente o animal mítico que vive em subterrâneos e que só sai à superfície para queimar, devorar e destruir.
Mas ele é também o guardião de todos os tesouros ocultos, as pedras e os metais preciosos, que são frutos da Terra, e para nos apoderarmos desses tesouros, temos de ser capazes de o enfrentar e de o vencer.
Também este aspecto é referido por numerosas tradições, relatadas sobretudo nos contos, que celebram o herói audacioso que foi capaz de vencer o dragão para se apoderar dos seus tesouros.
São relatos sobre os quais o discípulo deve meditar: não é porque o verão liberta forças subterrâneas que os seres devem deixar-se devorar pelo dragão.


MESTRE  OMRAAM  MIKHAËL  AÏVANHOV


domingo, 23 de junho de 2024

PENSAMENTO QUOTIDIANO - 23.06.2024

 

Imaginemos um homem dinâmico, fogoso, até violento; é tão brusco e tão categórico, que não pronuncia uma frase sem chocar os outros, sem os ofender, sem os ferir.
É o seu temperamento impulsivo que o impele a provocar, assim, explosões e estragos.
Mas, um dia, esse homem acaba por tomar consciência de que esta atitude lhe causa grandes prejuízos e decide mudar.
Pela sua vontade, algum tempo depois consegue ser mais comedido, mais conciliador, e tudo muda para si.
Profundamente, ele não mudou: continua a ser capaz de ripostar ou desferir golpes - e será assim até ao fim da sua existência -, mas, graças à sua vontade, consegue dominar-se.
Infelizmente, muito poucos se decidiram a fazer este tipo de esforços, no entanto é tão essencial para todos aprenderem a controlar-se, a dominar-se e a encontrar o gesto, a palavra ou o olhar que não provocarão estragos!


MESTRE  OMRAAM  MIKHAËL  AÏVANHOV

sábado, 22 de junho de 2024

PENSAMENTO QUOTIDIANO - 22.06.2024




Pretendeis ter uma existência plana, agradável, sem perturbações nem infelicidades.
Mas porque não vos questionais antes sobre qual é o sentido profundo de todos os obstáculos que existem na Natureza e na vida?
Quando quereis subir ao alto de uma montanha, para aí respirar o ar puro ou admirar maravilhosas paisagens, se o caminho fosse plano, não teríeis onde agarrar-vos, não poderíeis escalá-la e deslizaríeis até ao fundo dos precipícios.
É isto que acontece àqueles cuja existência é muito fácil e que vivem no conforto e com facilidades.
Quantos não se deixaram deslizar até perderem a fortuna, a saúde e até a razão!
Uma vez que estais a escalar as encostas das montanhas espirituais, não desejeis um caminho liso, apreciai as asperezas, porque é a essas asperezas que podereis agarrar-vos para vos elevardes até à luz.


MESTRE  OMRAAM  MIKHAËL  AÏVANHOV


 

sexta-feira, 21 de junho de 2024

PENSAMENTO QUOTIDIANO - 21.06.2024

 
A maior riqueza do ser humano é a sua faculdade de criação.
Esta faculdade diz respeito a todos os domínios da existência e, em particular, ao da arte.
Mas os artistas também devem interrogar-se acerca do valor daquilo que criam, tentando entender o que suscita e aonde conduz.
As pessoas explicam-vos que têm necessidade de fazer sair de si algo, de se "exprimir", como dizem.
Sim, todos os seres necessitam de fazer sair algo de si, de uma maneira ou de outra, mas será realmente necessário mostrar tudo o que sai?
Infelizmente, é o que faz um grande número de criadores nos domínios da arte, da literatura, da filosofia: apresentam aos outros os seus excrementos.
Direis: «Que exagero!»
Não é exagero, não!
É preciso regressar ao conceito de arte que era ensinado nas Escolas Iniciáticas do passado, para se criar unicamente obras que inspirarão a alma humana e a farão reencontrar o caminho para a sua pátria celeste.


MESTRE  OMRAAM  MIKHAËL  AÏVANHOV


quinta-feira, 20 de junho de 2024

PENSAMENTO QUOTIDIANO - 20.06.2024

 


Os humanos dispõem de conhecimentos que lhes pertencem verdadeiramente e outros que, de alguma  forma, lhes são estranhos.
Aqueles cujos conhecimentos são meramente teóricos, isto é, que nunca os pôs em prática na sua vida, não possui realmente esses conhecimentos e, mesmo que seja considerado como o maior filósofo da Terra, numa próxima encarnação virá na pele de um ignorante e estará privado de todos os conhecimentos que tinha anteriormente.
Ao invés, o mais modesto dos humanos, se tiver trabalhado para pôr em prática, no domínio das virtudes, aquilo que sabe, voltará com possibilidades inatas e será verdadeiramente inteligente e sábio.
Todos os conhecimentos que tiverdes vivido e experimentado permanecerão vossos e, seja qual for o planeta para onde fordes viver, levá-los-eis convosco.
Mas todos os vossos conhecimentos teóricos, livrescos, que na realidade não passam de conhecimentos emprestados, serão apagados e perdidos.


MESTRE  OMRAAM  MIKHAËL  AÏVANHOV




quarta-feira, 19 de junho de 2024

PENSAMENTO QUOTIDIANO - 19.06.2024

 

Aprendei a ver com clareza tudo o que se passa em vós.
Deveis procurar não só identificar os vossos desejos, os vossos sentimentos e os vossos pensamentos, mas também saber se eles vos são inspirados pela natureza inferior ou pela natureza superior, e até tentar conhecer as suas cores, os seus perfumes, as entidades que lhes correspondem, porque tudo está determinado, classificado.
Tudo o que vivemos na nossa consciência é um reflexo do mundo superior ou do mundo inferior.
Aquilo a que chamamos consciência pode ser, na realidade, uma expressão da inconsciência, da subconsciência ou da supraconsciência, tudo depende da natureza daquilo que age e se projecta no ecrã da nossa consciência.
As manifestações tenebrosas são a expressão da subconsciência, enquanto as manifestações luminosas expressam a supraconsciência.
A nossa consciência é uma zona neutra onde o bom e o mau podem exprimir-se, e o nosso primeiro dever é procurar distingui-los.


MESTRE  OMRAAM  MIKHAËL  AÏVANHOV

terça-feira, 18 de junho de 2024

PENSAMENTO QUOTIDIANO - 18.06.2024

 

Tudo o que existe no Universo é feito de fios, de ligações.
Mesmo o nosso corpo físico é um conjunto de fios e de ligações aos quais, consoante os casos chamamos fibras, nervos, canais, vasos, plexos, tecidos...
Se fôsseis clarividentes, veríeis também que todos os seres humanos estão envolvidos em ligações que vão em todas as direcções.
E eles ainda imaginam que estão separados uns dos outros, que são livres e independentes!
Não, basta que penseis numa pessoa e já estais ligados a ela, porque os pensamentos são precisamente ligações, fios.
Se quiserdes fazer-lhe mal, o vosso pensamento é como uma corda, um laço que lançais para a atrair, a capturar e a destruir.
Se, pelo contrário, tiverdes muito amor por ela, o vosso pensamento será uma conduta pela qual a alimentais, uma ligação que criais entre ela e o que existe de melhor, para a ajudar, para a iluminar.
Quer sejam inspirados pelo amor, quer pelo ódio, os pensamentos e os sentimentos são ligações.


MESTRE  OMRAAM  MIKHAËL  AÏVANHOV

segunda-feira, 17 de junho de 2024

PENSAMENTO QUOTIDIANO - 17.06.2024

 

Quando quereis verdadeiramente uma coisa, podeis impor-vos até ao Senhor.
Sim, se souberdes como lutar com Ele, saireis vitoriosos.
Vós sofreis, estais atormentados, tendes a sensação de que o Senhor vos abandonou ou até, de que Ele quer acabar convosco...
Então, dirigi-vos a Ele e dizei-Lhe: «Senhor, Tu declaraste-me guerra, queres deitar-me por terra, mas eu não cederei, lutarei contra Ti...»
Mas lutar, como?
Com as mesmas armas que Ele.
Visto que Deus é amor, pois bem, lutai com amor.
Aproximai-vos d'Ele, colocai os braços à volta do seu pescoço e dizei-Lhe: «Eu amo-te, Senhor! Podes fazer comigo tudo o que quiseres, que eu aceitarei.»
Então, o Senhor começa a coçar a cabeça e diz: «O que se passa com este meu meu filho?  Não posso continuar a fazê-lo sofrer...»
Ele reflecte, abraça-vos e acabou-se!
Ficais de novo na sua paz, na sua luz.
É assim que conseguis vencer o Senhor: com o vosso amor.


MESTRE  OMRAAM  MIKHAËL  AÏVANHOV


domingo, 16 de junho de 2024

PENSAMENTO QUOTIDIANO - 16.06.2024


 

A ciência oficial ainda está longe de conhecer como Deus criou o ser humano nas suas oficinas do Alto.
Só os grandes clarividentes, os grandes Iniciados, que souberam olhar suficientemente longe para descobrirem a realidade das coisas, nos revelaram que o ser humano, na sua essência, na verdade não tem forma.
É feito de correntes de energias, de emanações luminosas, e foi ao condensarem-se que estas correntes e estas emanações formaram os seus órgãos físicos, tal como os conhecemos.
Assim, o estômago, o fígado, o baço, o cérebro, os olhos, os ouvidos, as pernas, os braços, são a materialização de forças que circulam no mundo subtil.
E quando o homem não vive de forma sensata, é como se, pouco a pouco, apagasse as suas lâmpadas no Alto, isto é, as suas virtudes e as suas forças, e os órgãos correspondentes a estas virtudes e a estas forças começam também a debilitar-se.
É assim que se explicam as suas perturbações físicas, as suas doenças: pelo obscurecimento, pela extinção das suas luzes no Alto.


MESTRE  OMRAAM  MIKHAËL  AÏVANHOV


sábado, 15 de junho de 2024

PENSAMENTO QUOTIDIANO - 15.06.2024

 

Entre os milhares de coisas que os humanos têm de compreender, há especialmente uma que descuraram: a atitude - que atitude ter na vida, em relação à Natureza, aos seres e ao Criador.
Sim, sobretudo em relação ao Criador.
Em vez de se virarem para Ele, de fazerem como a agulha da bússola que se orienta para a estrela polar, viram-Lhe as costas, e por isso encontram tantas dificuldades e provações.
Esta questão da atitude é essencial, pois é ela que determina toda a nossa vida, interior e exterior.
Todos os dias devemos fazer tentativas para adoptar uma atitude correcta para com essa estrela polar a que chamamos Deus, a fim de recebermos d'Ele todas as bênçãos.
E quando tivermos conseguido resolver a questão da atitude em relação a Deus, tê-la-emos encontrado também em relação a todas as criaturas, aos seres humanos e à Natureza.


MESTRE  OMRAAM  MIKHAËL  AÏVANHOV

sexta-feira, 14 de junho de 2024

PENSAMENTO QUOTIDIANO - 14.06.2024

 

Porque tendes a possibilidade de fazer o que quereis, julgais-vos livres.
Todavia, se vos analisardes, vereis que a escolha de uma certa actividade ou de um dado lazer, foi ditada por determinados instintos, desejos ou cobiças, que vos dominam, e aos quais não conseguis resistir.
A vossa liberdade é, pois, apenas aparente.
Que lutas têm travado os humanos, para serem livres!
Muitas vezes, até a morte lhes parecia preferível à privação da liberdade.
É pena que não tenham feito os mesmos esforços, que não tenham empreendido os mesmos combates para serem espiritualmente livres.
Só querem ser livres no domínio exterior; interiormente, aceitam com facilidade ser escravos.
Aqueles que têm a possibilidade de dar saída às suas tendências inferiores julgam-se livres, mas não, é precisamente nessa circunstância que são escravos.


MESTRE  OMRAAM  MIKHAËL  AÏVANHOV

quinta-feira, 13 de junho de 2024

PENSAMENTO QUOTIDIANO - 13.06.2024

 

A matéria limita-nos, aprisiona-nos, é um obstáculo entre nós e o mundo espiritual, mas é para nos obrigar a fazer um trabalho especial sobre ela, não para nos paralisar e nos enterrar sob os seus escombros.
Há quem se queixe: «Sinto-me limitado, escravizado... Onde é que me vim meter?  Como hei de sair disto?»
Só há uma resposta: trabalhai com amor, com sabedoria, com vontade, retomai o caminho para o Alto, não fiqueis à espera de estar completamente amarrados.
Imaginai alguém a patinhar no cimento.
Evidentemente, enquanto o cimento estiver mole, a pessoa pode retirar os pés.
Mas se, com a cabeça ocupada noutras coisas, deixar o tempo passar, o cimento endurecerá e ela ficará presa.
Depois, será preciso quebrar o cimento, com o risco de lhe provocar lesões.
Sim, o tempo endurece as coisas e, se as pessoas demoram a sair de certos estados, pouco tempo depois já não conseguirão "retirar os pés".
Deixando-se levar pelas facilidades, pelos prazeres que o mundo material oferece, afastam-se do mundo divino e, geralmente, onde esperavam encontrar liberdade e felicidade, só encontram escravidão e sofrimento.


MESTRE  OMRAAM  MIKHAËL  AÏVANHOV


quarta-feira, 12 de junho de 2024

PENSAMENTO QUOTIDIANO - 12.06.2024

 



O Ancião que se dirige a São João, no Apocalipse, diz-lhe: «Eu sou o Alfa e o Ómega, o primeiro e o último, o começo e o fim.»
Alfa e Ómega são a primeira e a última letras do alfabeto grego, língua em que foi escrito o Novo Testamento.
E, na língua hebraica, são Aleph e Tav.
Alfa e Ómega ou Aleph e Tav...
Na realidade, dizer estas duas letras equivale a dizer todo o alfabeto, porque não se pode isolar o começo do fim.
Um alfabeto é um conjunto formado por uma sucessão de elementos.
As letras e a ordem pela qual estão colocadas não são obra do acaso; elas são a figuração analógica das "letras" que existem na Criação.
No alfabeto hebraico, as letras representam os elementos, as forças, as virtudes, as qualidades, os espíritos, os poderes, que Deus combinou para criar o Universo.
Graças a estas letras vivas, Deus fez palavras e frases, e continua a fazer palavras e frases.
Assim Ele criou o mundo e assim continua a criá-lo...


MESTRE  OMRAAM  MIKHAËL  AÏVANHOV



terça-feira, 11 de junho de 2024

PENSAMENTO QUOTIDIANO - 11.06.2024

 

Não deixeis a divisão introduzir-se em vós, aceitando vários pensamentos ou vários desejos contrários ao mesmo tempo; trabalhai, isso sim, para a criação da unidade, ligando-vos ao Senhor.
"Unidade" significa que todas as partes da periferia convergem para o centro.
Só então se tem a possibilidade de agir eficazmente.
Todo o ser vivo, quer se trate de um átomo ou de um ser humano, só pode subsistir se os elementos da periferia se organizarem em torno de um único centro.
Observai a vida e notareis que a divisão ou a bifurcação estão na origem de muitos sofrimentos e insucessos, enquanto a unidade, pelo contrário, leva à vitória.
A felicidade, o sucesso, até a saúde, serão sempre o resultado dos nossos esforços com vista à unidade.


MESTRE  OMRAAM  MIKHAËL  AÏVANHOV

segunda-feira, 10 de junho de 2024

PENSAMENTO QUOTIDIANO - 10.06.2024

 

Se aceitardes ocupar-vos dos outros, se suportardes as dificuldades que eles vos criam, outros seres acima de vós decidirão suportar-vos e apoiar-vos.
Enquanto não aceitardes ligar-vos aos que são menos elevados do que vós, privar-vos-eis de certas trocas e o mundo invisível também recusará fazer trocas convosco.
É importante para os humanos, aprenderem a estabelecer verdadeiros contactos entre si.
Que o instruído ou o sábio dê a sua luz, e que o ignorante a receba e se regozije por ter sido esclarecido.
Que o rico visite o pobre e seja feliz por ter praticado o bem, e que o pobre se sinta ajudado e amparado.
Tais permutas, sinceras e fraternais, proporcionam grande felicidade.
Mas quem tem os seus celeiros e os seus cofres cheios, e recusa fazer circular essas riquezas, torna-se um pântano, pois fomente em si a estagnação.
Assim, nunca descobrirá o sentido da vida, porque ignora a poderosa lei da troca.


MESTRE  OMRAAM  MIKHAËL  AÏVANHOV

domingo, 9 de junho de 2024

PENSAMENTO QUOTIDIANO - 09.06.2024

 

Imaginar que estamos rodeados de cores não basta para formarmos a nossa aura.
Essas cores só poderão manter-se se forem alimentadas pela prática das qualidades e das virtudes a que correspondem no plano material.
São as nossas virtudes que alimentam as cores da nossa aura.


Quando os espíritos do Alto observam a Terra, muitas vezes só veem trevas.
Mas se, por entre as trevas, se aperceberem de um ser que irradia, que projecta à sua volta feixes de luz, aproximam-se para o proteger e tomar conta dele.


MESTRE  OMRAAM  MIKHAËL  AÏVANHOV





















sexta-feira, 7 de junho de 2024

PENSAMENTO QUOTIDIANO - 08.06.2024

 


Quando cantais ou orais em conjunto, todos os mal-entendidos que possam existir entre vós desaparecem.
A prece e o canto são forças mágicas capazes de vencer as trevas.
Por isso, nunca deveis deixar passar uma ocasião de fazer este trabalho, para adquirirdes esta nova consciência: a consciência da unidade.
Numa fraternidade espiritual, encontrareis condições propícias para aprender a criar a verdadeira paz, a verdadeira harmonia.
Então, em vez de irdes passear por aqui e por ali, com o pretexto de que necessitais de distracções que vos façam esquecer as preocupações, os desgostos ou as dificuldades que tendes com os outros, é preferível unirdes-vos a eles para cantar e orar.
Pouco a pouco, dar-se-á em vós uma ordenação, uma purificação, uma libertação, uma iluminação...
Assim, em conjunto, preparareis o núcleo da nova vida.


MESTRE  OMRAAM  MIKHAËL  AÏVANHOV

PENSAMENTO QUOTIDIANO - 07.06.2024

 

Se trabalhardes realmente, profundamente, para vos purificardes, a luz entrará mais facilmente em vós e começareis a ver com mais clareza, mais lucidez.
As partículas doentias que prejudicam a vossa saúde serão expulsas e tornar-vos-eis mais saudáveis.
As que entravam a vossa vontade serão eliminadas e ficareis mais fortes.
Tudo o que é tenebroso e obscuro vos deixará e, se estáveis tristes, sois invadidos pela alegria, pois a alegria não é mais do que um aspecto da pureza: quanto mais um ser se purifica, mais se sente leve, alegre e contente.
Tal como a impureza traz consigo a fermentação, a putrefação, o desmembramento e a morte, inversamente, quanto mais um ser se purifica, mais se encaminha para a imortalidade.
Portanto, a saúde, o poder, o saber, a felicidade, a imortalidade, mais não são do que diferentes aspectos da pureza.
Eis um resumo da Ciência Iniciática.
Agora, cabe-vos a vós verificá-lo.


MESTRE  OMRAAM  MIKHAËL AÏVANHOV

quinta-feira, 6 de junho de 2024

PENSAMENTO QUOTIDIANO - 06.06.2024

 

Toda a gente conhece os inconvenientes que resultam de canalizações entupidas, vidros sujos, ou óculos cujas lentes foram mal limpas.
Mas poucas pessoas pensam que têm em si próprias os mesmos inconvenientes: pensamentos, sentimentos e desejos que são como manchas, poeiras, detritos, que obstruem os canais espirituais e impedem que a luz divina chegue até si e nelas penetre.
Não se pode empreender nada de sólido, de seguro, na vida espiritual, sem antes se ter trabalhado para obter a pureza.
Porque pensais que as religiões insistem tanto na pureza?
Para os seus seguidores se fixarem exclusivamente nela e não procurarem nada mais além?
Não, elas insistem na pureza porque ela é a base da vida espiritual.
Ora, o papel de uma base é suportar todo o edifício.
A pureza representa as condições que temos de preencher para podermos começar a instruir-nos e a criar no mundo espiritual.


MESTRE  OMRAAM  MIKHAËL  AÏVANHOV

quarta-feira, 5 de junho de 2024

PENSAMENTO QUOTIDIANO - 05.06.2024

 

A música, a verdadeira música, tal como os Iniciados a compreendem, não é unicamente esses arranjos de sonoridades criados por humanos e perceptíveis aos nossos ouvidos.
Ao falarem da "música das esferas", os Iniciados referem-se à harmonia que existe entre todos os elementos do Universo, a uma afinação, a um arranjo baseado em relações de números.
A harmonia é, em primeiro lugar, uma estrutura, e é ao descer à matéria que esta estrutura se torna criadora de formas.
Neste sentido, a harmonia é a expressão da razão divina, da sabedoria, e é por isso que também é assimilada ao Verbo.
Não existe harmonia, não existe música, fora da razão e da sabedoria.
O Verbo Divino, a música e a sabedoria são uma e a mesma coisa.


MESTRE  OMRAAM  MIKHAËL  AÏVANHOV

terça-feira, 4 de junho de 2024

PENSAMENTO QUOTIDIANO - 04.06.2024

 

A água pode ser obtida a partir de dois gases - o oxigénio e o hidrogénio - e, para que esses dois gases se unam e formem água, é necessária a intervenção do fogo.
Quando ocorre a faísca, eles inflamam-se de um irresistível amor um pelo outro, e fundem-se.
Não dão origem a um terceiro gás, mas a um corpo líquido, que representa outro estado da matéria.
Foi introduzido, pois, um novo elemento, para permitir essa fusão, que é acompanhada por uma mudança de estado.
O oxigénio e o hidrogénio são invisíveis, impalpáveis, voláteis, enquanto a água é visível, pode-se tocar-lhe e até guardá-la num recipiente.
Agora, aqueçamos a água: ela torna-se vapor e desaparece.
Se, pelo contrário, a arrefecermos muito, solidificará, tornar-se-á gelo.
Toda esta aventura da água dá muito que reflectir, e podemos perguntar-nos se o que é verdadeiro para a água não o será para todas as outras substâncias...
E se podemos observar a água em três estados diferentes - sólido, líquido e gasoso -, que correspondem aos elementos terra, água e ar, seguramente ela também existe sob uma forma que corresponde ao elemento fogo: o estado etérico.


MESTRE  OMRAAM  MIKHAËL  AÏVANHOV

segunda-feira, 3 de junho de 2024

PENSAMENTO QUOTIDIANO - 03.06.2024

 

Os Iniciados deixaram traços, registos, nos lugares onde viveram.
Alguns clarividentes muito evoluídos são capazes de encontrar esses registos no plano etérico da matéria e de os interpretar.
Mas mesmo estes vestígios assim encontrados são apenas os envoltórios do espírito que soprou nesses lugares e, portanto, não é garantido que se encontre o espírito indo procurá-lo nos lugares onde, um dia, ele esteve presente.
Perguntareis: «Então, como poderemos encontrar o espírito dos Iniciados da Índia, do Egipto, da Caldeia, de Israel, da Grécia?»
Na realidade, eles não morreram, regressaram à sua pátria, o Sol.
Sim, todos os espíritos luminosos que vieram iluminar o mundo, voltaram a viver no Sol, de onde tinham vindo, e a partir de lá continuam a ajudar-nos.
É pelos raios do Sol que eles comunicam connosco, nos sorriem, nos afloram, nos purificam, nos vivificam.
Esses raios são como que os seus braços e as suas mãos, mas o seu espírito permanece lá em cima.
Se aprenderdes a guiar-vos por esses traços que são os raios do Sol, chegareis até eles, até ao seu espírito.


MESTRE  OMRAAM  MIKHAËL  AÏVANHOV

domingo, 2 de junho de 2024

PENSAMENTO QUOTIDIANO - 02.06.2024

 

Quando, de manhã, abrimos a janela e deparamos com o Sol, ficamos felizes ao vermos a sua luz, ao sentirmos o seu calor e ao deixarmo-nos penetrar pela vida que ele espalha pelo Universo.
Mas, se pudéssemos deixar a Terra para nos aproximarmos do Sol, talvez descobríssemos que essas regiões são algo negro, obscuro, que não nos traria qualquer regozijo.
Eis um mistério que teremos de aprofundar mais adiante.
No antigo Egipto, quando um discípulo atingia o último grau da Iniciação, o sumo-sacerdote segredava ao seu ouvido: «Osíris é um deus negro... Osíris é trevas, três vezes trevas...»
Como é que Osíris, deus da luz e do Sol, podia ser negro?
O discípulo ficava perturbado, porque o negro simboliza o mal e aquilo que não é possível conhecer.
Ter procurado a luz, ter percorrido todo aquele caminho, e acabar por descobrir as trevas!
A realidade é que Osíris é tão luminoso, que parece escuro, pois Osíris é luz além da própria luz.


MESTRE  OMRAAM  MIKHAËL  AÏVANHOV

sábado, 1 de junho de 2024

PENSAMENTO QUOTIDIANO - 01.06.2024

 


Alguém se queixa de que, desde que decidiu modificar a sua vida e seguir um ensinamento espiritual, é o mais infeliz dos seres.
E antes, era feliz?...
Não creio.
Aparentemente, talvez, porque quem nunca se esforça, supostamente, está tranquilo.
Mas, entretanto, as impurezas produzidas por uma vida desordenada acumulam-se, e um dia sente-se que já nada vai bem, fica-se nervoso ou deprimido, e adoece-se.
Ao invés, quem decide introduzir a pureza e a luz na sua vida psíquica, poderá começar por sentir alguns incómodos, porque desencadeou em si uma revolução completa.
Mas, passado esse período, descobre a paz, a liberdade, a felicidade.
É isto que é preciso compreender.
No primeiro caso, sob a aparência de tranquilidade, está a preparar-se a ruína.
Se não viverdes correctamente, podereis continuar a dizer: «Sinto-me bem, tenho saúde», mas, na realidade, estais enganados, sois como uma bela casa cujas vigas já estão corroídas pelos vermes.
Poe enquanto, talvez ainda esteja sólida, mas um dia...


MESTRE  OMRAAM  MIKHAËL  AÏVANHOV