quinta-feira, 4 de julho de 2024

PENSAMENTO QUOTIDIANO - 04.07.2024

 

Nos Templos da Antiguidade, durante a celebração dos Mistérios, os Iniciados assistiam a danças sagradas executadas por jovens virgens que não deviam mostrar-se aos profanos e cuja vida era inteiramente consagrada à pureza.
Outros quiseram imitá-los, discípulos expulsos dos templos por causa das suas fraquezas e que criaram escolas onde, supostamente, transmitiam a iniciação em grandes mistérios.
Mas, quando não se é suficientemente elevado para alcançar a beleza celeste, fica-se contente com imitações grosseiras.
Assim, actualmente, todos esses espectadores que enchem os clubes nocturnos para contemplar "Ísis desvelada" são precisamente discípulos que, não tendo conseguido passar com sucesso, outrora, os verdadeiros exames iniciáticos, se preparam agora para ser examinados em lugares de devassidão.
E todos obtêm o seu diploma com a menção "Muito bom", porque a Ísis desses lugares se desvela muito mais facilmente do que a deusa nos antigos templos!
E é pena, porque aquele que sabe contemplar a verdadeira beleza pode elevar-se até ao trono de Deus.


MESTRE  OMRAAM  MIKHAËL  AÏVANHOV

terça-feira, 2 de julho de 2024

PENSAMENTO QUOTIDIANO - 03.07.2024

 

Por vezes, há jovens que vêm dar-me conta do seu projecto de escolher uma profissão na qual ganharão muito dinheiro, pois - acrescentam - isso permitir-lhes-á ajudar os outros.
Pensais que eu fico maravilhado com tais palavras?...
Não, de maneira nenhuma, pois vejo sempre o interesse pessoal que se esconde por detrás destas intenções aparentemente generosas.
Aqueles que assim falam não sabem em que engrenagem se preparam para entrar e, depois de nela terem posto pelo menos um dedo, pouco a pouco todo o seu ser ficará apanhado.
Quem começa a ter como objectivo ganhar muito dinheiro, deve saber que ficará afundado na matéria e que, um dia, estará tão absorvido por ela, que não só depressa se esquecerá que queria ajudar os outros, como se tornará um ser egoísta e duro.
Sim, começa-se cheio de boas intenções, mas a matéria é uma armadilha para os filhos de Deus.
Direis: «Então, o que devemos fazer? Renunciar a ter sucessos materiais?»
Não, mas primeiro deveis reforçar-vos espiritualmente durante anos.
Só assim podereis procurar o sucesso material sem receio de vos perderdes.


MESTRE  OMRAAM  MIKHAËL  AÏVANHOV

segunda-feira, 1 de julho de 2024

PENSAMENTO QUOTIDIANO - 02.07.2024

 

Um homem muito rico não deve mostrar aos filhos toda a fortuna que possui, porque estes ficarão a contar com a herança que irão receber e não farão qualquer esforço para trabalhar e aprender a desenvencilhar-se sozinhos; tornar-se-ão preguiçosos, caprichosos, e isso é a pior das educações.
Os pais devem, pois, ocultar o mais possível aos filhos a herança que os espera.
Quando eles tiverem adquirido bons hábitos de trabalho, de autodomínio, então sim, poderão falar-lhes nela, mas não antes.
É assim que o Senhor age para com os humanos.
O Senhor é o maior dos educadores, o maior dos pedagogos: Ele não nos mostra imediatamente a herança que nos espera nas moradas celestes.
Então, como nos julgamos pobres e miseráveis, trabalhamos, penamos.
E quando, por fim, com sofrimentos e lágrimas, tivermos conseguido mostrar-nos dignos da nossa herança celeste, o Pai mostrar-nos-á todos os tesouros que acumulou para nós.


MESTRE  OMRAAM  MIKHAËL  AÏVANHOV

PENSAMENTO QUOTIDIANO - 01.07.2024

 
A vida na Terra é semelhante a uma bola com pouco ar, desde que o pecado original fez nela um furo...
Muitas pessoas tentaram fazer esta bola ficar de novo redonda, mas, quando conseguem eliminar a concavidade num lado, ela forma-se noutro.
Porquê?
Porque não existe ar suficiente na bola.
Então, como se poderá resolver este problema e tornar a bola novamente esférica?
Tapar o buraco corresponde à vida física e introduzir ar corresponde à vida espiritual.
Portanto, se apenas se resolvem as questões da vida material, esquecendo a vida espiritual, ou se só se pensar na vida espiritual, descurando completamente a vida material, a bola nunca voltará a ter a sua forma perfeita.
De agora em diante, cada um deve começar por insuflar ar na sua bola meio vazia - a sua existência terrestre -, e esse ar é a fé, a esperança, o amor...


MESTRE  OMRAAM  MIKHAËL  AÏVANHOV